Menu fechado

26ª Convenção de São Paulo debate as transformações da Contabilidade 4.0

Mais de três mil pessoas estiveram reunidas, na noite de segunda-feira (4), para a abertura da 26ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo. Com o tema “A Contabilidade 4.0”, o evento seguiu até quarta-feira (6) com a participação de mais de 60 palestrantes, que abordaram assuntos, tais como as oportunidades que estão surgindo na contabilidade junto com a tecnologia e, principalmente, qual a nova postura do profissional frente a esse novo cenário.

“Inovadora, disruptiva, tecnológica, sustentável e, acima de tudo, humana. Percebo que muitos não imaginavam que esse futuro, antes tão distante, chegaria. Pois bem, já aconteceu! O mundo se transformou e chegou a hora de sentirmos e vivermos a maravilhosa experiência da Contabilidade 4.0”, com essas palavras, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP), Márcia Ruiz Alcazar, abriu os trabalhos da 26ª Convecon.

Para ela, o futuro é agora e não há mais tempo para se preparar. “Nós, cientistas contábeis, precisamos assumir um novo papel na sociedade, alinhados com esse universo tecnológico”, disse a presidente do CRCSP.

No entanto, Márcia explicou que a Contabilidade 4.0 não veio para substituir pessoas por inteligência artificial, mas para tornar a revolução digital “a melhor companheira” da classe contábil. “Descubra nas nossas “Trilhas de Conhecimento” aquela que melhor está alinhada com a sua atividade e mergulhe neste mundo digital”, ressaltou.

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda, participou do evento. Segundo ele, as novas ferramentas tecnológicas trouxeram ao mundo contábil maior organização, eficiência e dinamismo às atividades. “Essa otimização nos possibilitou a construção de novos modelos de relações. Temos mais tempo para o contato pessoal, o olho no olho. Tornamo-nos agentes impulsionadores do desenvolvimento sustentável de organizações e economias”, completou.

Para Zulmir Breda, um novo horizonte de oportunidades se apresenta aos profissionais da contabilidade no cenário dos negócios, já que eles se tornaram imprescindíveis em decisões relevantes no mundo empresarial, na transparência das contas públicas e, também, no controle social e combate à corrupção.

“A ética, a gestão apropriada dos recursos, o compromisso com a transparência e a integridade continuarão sendo alicerces de nossa relevante profissão na constante busca de bem servir à sociedade brasileira”, concluiu.

Fonte: Portal Conselho Federal Contabilidade