Existem três formas mais comuns de uma empresa começar sua transformação digital. O primeiro e mais natural seria o movimento TopDown. A estratégia da empresa já é definida e guiada pelo Digital e tais projetos precisam ser entregues para alcançar os objetivos estratégicos almejados pela transformação.
O segundo modo, e o que arrisco dizer que é o mais comum após a pandemia, é a transformação digital demandada pelo cliente final, que não é somente o consumidor do seu produto final, mas também os clientes internos. Estes clientes buscam um produto que traga uma experiência diferenciada e uma jornada mais eficiente, além de buscarem por processos mais eficazes e inovação. Se uma empresa não escuta o seu cliente, a chance de perder produtividade, lucratividade e de ficar para trás na corrida da inovação com seus concorrentes, é grande.
E por último, mas não menos importante é quando a transformação digital é conduzida “por exemplo”. Sem apoio dos níveis superiores da organização ou sem a demanda dos clientes, um grupo da empresa decide se transformar digitalmente no seu micro domínio, este grupo começa a ter resultados que chamam atenção da estratégia e de outros grupos, e então a transformação começa a acontecer.
Independente de como sua transformação irá começar, a “Educação” é o ponto mais importante. É necessário trabalhar na mudança de mindset em todos os níveis da empresa e todos estes níveis precisam entender a importância da transformação digital.
A mudança de paradigma e cultura são os pontos iniciais e decisivos em toda transformação. Se uma empresa não consegue educar e mudar sua cultura, existem grandes chances desta transformação não ter o sucesso esperado.
Onde concentrar investimentos
A escolha dos projetos digitais certos é o ponto principal para otimizar os investimentos e gerar os resultados mais significativos, sejam estes resultados: rendimentos, market share, lead conversion, etc. A empresa precisa focar no objetivo final e explorar as diversas oportunidades existentes para alcançar este objetivo. Estas oportunidades, se bem definidas, viraram projetos digitais.
Na transformação digital empresas irão sempre atuar em dois grupos principais, o primeiro grupo é digitalização do core, o que incluiu projetos digitais para melhorar processos internos e experiências de usuários, e o segundo grupo de projetos são os de Inovação.
Para qualquer um dos grupos, um trabalho de ideação é o caminho para atingir este objetivo. Entre a estratégia da empresa e a implementação de um projeto digital, técnicas como Design Thinking e Lean Inception ajudam a idealizar, prototipar e testar propostas de soluções antes de suas implementações para que quando elas sejam realmente eleitas a forem para a esteira de produção digital, o retorno sobre este investimento seja maximizado.
Dicas: o que deve ser feito e o que deve ser evitado
Antes de começar um projeto de Transformação Digital é importante saber o seu nível de maturidade. Níveis de maturidades diferentes irão conduzir o projeto de forma diferente. Ter a consciência do seu estado de maturidade é fundamental.
O segundo é: procurar ajuda externa. Isso é bom! Seja pelo domínio de outras empresas na condução da transformação ou para trazer novos insights para o seu processo. Se você não mudar nada, a chance de continuar fazendo a mesma coisa é grande.
Quanto às furadas da transformação digital, tenho uma que é a principal: Transformação digital não acontece da noite para o dia. Não caia na armadilha de achar que você irá se transformar em alguns meses e pronto. Aqui na Avenue Code não gostamos muito da palavra transformação, preferimos utilizar Evolução.
A Evolução Digital representa bem o caminho contínuo que é a Transformação Digital. São pequenos passos que precisam ser melhorados, adaptados e adicionados a cada dia. Mesmo agora no período de crise que vivemos, onde frases como: “transformou digitalmente em meses o que gastaria para fazer em anos”, não significa dizer que a empresa se transformou e pronto. Essa frase diz que a empresa conseguiu iniciar o processo, entregar algum projeto digital e este projeto já está tendo algum retorno para a empresa, mas o processo de transformação continua lado a lado com a evolução da tecnologia.
Mantenha-se atualizado sempre
Fique de olho em três momentos tecnológicos da transformação digital: Tecnologias que são consideradas do passado, do presente e do futuro e como o mercado e seus concorrentes estão percebendo e utilizando essas tecnologias.
Dizer que uma tecnologia é do passado, não é dizer que não está em uso. Um exemplo clássico de tecnologia do passado na transformação digital é o Cloud Computing. Cloud hoje já é muito difundido e todos já sabem de sua importância dentro da transformação digital, todos já sabem que se não utilizarem, as chances de insucesso é grande, ela não é mais uma tecnologia diferencial e sim necessária.
Tecnologias do presente e futuro são por exemplo conexão 5G, IoT e como essas tecnologias combinadas podem trazer novas experiências para seus clientes, melhorar seus processos ou desenvolver produtos inovadores. Cidades Inteligentes é um ótimo exemplo disso.
Fonte: Publicado no Portal IT Forum artigo de Alexandre Carvalho que é vice-presidente Global de Entregas da Avenue Code, consultoria de software com foco em soluções de transformação digital