Menu fechado

5 dicas para manter o mailing atualizado e se conectar com os clientes

Uma lista de e-mails cheia de endereços antigos ou falsos pode afetar a sua reputação e impactar os resultados do seu negócio

Conseguir novos contatos para crescer o alcance do seu negócio é importante se você aposta no e-mail marketing como forma de divulgação, mas essa estratégia só vale a pena se esses endereços forem verdadeiros. Por isso, você deve manter o mailing atualizado.

Em um texto publicado no site Entrepreneur, o empreendedor Liviu Tanase explica que uma lista de e-mails desatualizada vai fazer com que os seus envios retornem, o que prejudica a sua reputação virtualmente e diminui a confiança dos provedores nos seus e-mails. A falta de legitimidade fará com que seus conteúdos sejam enviados para a caixa de spam.

Se você acha que isso pode estar acontecendo com os seus e-mails, veja cinco dicas para resolver o problema:

Faça limpezas regulares

Qual foi a última vez que você deu uma olhada no seu mailing? Existem algumas plataformas que fazem esse trabalho por você, ajudando a remover quaisquer endereços que estejam desativados. Essa tarefa deve ser realizada a cada trimestre – para não esquecer, anote na agenda ou programe lembretes. Isso vai ajudar a preservar a reputação com os provedores.

Cheque os novos cadastros com atenção

Além disso, você pode tomar mais cuidado com os novos cadastros, facilitando o processo de limpeza trimestral. Uma opção é adicionar um checador de email automático ao processo de cadastro, o que previne o registro de e-mails falsos ou inválidos.

Coloque barreiras

Outra sugestão é incluir uma verificação de CAPTCHA para prevenir que robôs se cadastrem no seu mailing. Se a sua plataforma de e-mail marketing não oferecer uma ferramenta para isso, use a funcionalidade reCAPTCHA do Google. É algo simples que faz uma grande diferença para filtrar os cadastros.

Peça permissão

Nem pense em comprar mailings se quiser ter uma lista de contatos engajada e de qualidade. Nem mesmo os seus clientes devem ser incluídos no mailing se não tiverem optado por participar da lista. Incluir contatos sem consentimento pode gerar denúncias de spam, o que vai prejudicar sua reputação. Portanto, sempre peça permissão.

Delete os contatos silenciosos

Notou que alguns clientes nem abrem os seus e-mails? Eles provavelmente não estão interessados nas ofertas do seu negócio. Mas também existe a possibilidade do e-mail não ser mais utilizado. Não arrisque. Delete contatos não responsivos a cada seis meses.

Capriche no conteúdo

Manter o mailing em dia não basta. Se o seu conteúdo não trouxer algum valor para a lista de contatos, não fará sentido se inscrever para receber aqueles e-mails. Baixa abertura, poucos cliques e pedido de retirada de inscrição são sinais vermelhos.

Além de remover contatos antigos e falsos do seu mailing, trabalhe em conteúdos que manterão seus assinantes engajados, como dicas interessantes, ofertas exclusivas e novidades do setor.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios