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5 dicas para PMEs contratarem melhor

Capacitar candidatos que têm potencial e oferecer flexibilidade na forma de trabalho. Se essas expressões soam familiares a você não é à toa. Elas estão mesmo em alta e estiveram nas principais dicas dadas por especialistas convidados no PEGN Labs, evento digital da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Com o tema “As Pessoas Certas para o Negócio: Como Atrair, Motivar e Reter Equipes Engajadas e Diversas” abordou o atual momento do setor de recursos humanos, com as presenças de Gabriela Augusto, fundadora da Transcendemos Consultoria; Renata Cristina de Oliveira, diretora de recursos humanos do varejo do Itaú; e Frederico Lacerda, cofundador e CEO da Pin People. A mediação foi de Juliana Ventura, editora-executiva de Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

No quesito diversidade e inclusão, os convidados discutiram a importância de captar pessoas com potenciais a serem desenvolvidos e capacitá-las dentro da empresa, já que as desigualdades sociais, racias e de gênero levam à exclusão da capacitação convencional para certos grupos. Para Gabriela Augusto, o principal ponto a ser transformado pela discussão da diversidade são as lideranças nas empresas. “Temos conquistado representatividade na base da hierarquia, temos tido avanços nos processos seletivos. Mas, dificilmente, pessoas de grupos sub-representados estão ascendendo a posições de liderança. Um caminho é investir no desenvolvimento dessas pessoas. Fazer com que elas não estejam apenas na base da pirâmide”, disse.

Frederico Lacerda abordou o assunto da capacitação em concordância com Gabriela. “Na minha empresa, preciso de um perfil super específico de funcionário, que entenda de psicologia e ciência de dados. Por isso, formamos aqui dentro esse profissional. Às vezes, não achamos a pessoa pronta, principalmente se queremos uma organização diversa. É preciso captar as pessoas que tenham a competência necessaria, para serem desenvolvidas na nossa empresa, como ocorre com as mulheres no setor de tecnologia”, apontou.

Questões sobre engajamento e retenção movimentaram a conversa. Segundo Renata de Oliveira, uma discussão se tornou particularmente importante depois da pandemia. “A flexibilidade de horários e o trabalho remoto têm sido prioridades para os candidatos, tanto quanto o salário. Os recrutadores são questionados sobre isso nas entrevistas. Esse movimento é uma novidade”, afirmou a especialista.

Como PMEs podem fazer melhores contratações?

1. Planeje

Segundo os convidados, o primeiro passo é o planejamento. “Planeje o custo total do funcionário ao longo do tempo, com impostos, salário, equipamentos, benefícios e investimento em experiências. De olho no fluxo de caixa, podemos tomar decisões mais corretas sobre o tipo de contrato que vamos fazer. Por fim, faça uma conta é simples sobre em quanto tempo o investimento da contratação retorna em receita”, ensinou o CEO da Pin People.

2. Atraia os candidatos

Para Gabriela, um ponto importante é criar uma dinâmica de atração em que a sua empresa pareça desejável a futuros colaboradores. A dica dela é investir na comunicação nas redes e ter seus valores e cultura bem definidos para gerar interesse. “O storytelling gera atração de talentos. Temos duas vagas abertas e o número de candidaturas surpreendeu. Isso se deu pela nossa comunidade”, contou..

3. Tenha boas relações com os atuais funcionários.

Dessa forma, eles falarão bem da empresa a colegas que podem se tornar futuros colaboradores. “A boa experiência interna na empresa é muito relevante. A propaganda nao vem só do empresário, e sim, dos colaboradores. Cuide da jornada do candidato, desde a seleção, passando pela contratação e retenção”, afirmou Oliveira.

4. Ouça e pergunte

A especialista do Itaú também ressalta que a contratação é uma via de mão dupla, em que a empresa também tem que ouvir os desejos do possível funcionário. “Ele também pecisa querer estar na sua organização”, adicionou. Na hora da entrevista, pergunte ao candidato sobre suas experiências, veja se elas se relacionam com o que você busca para a empresa, e aplique testes técnicos caso a vaga exija algum conhecimento do tipo.

5. Tenha foco em diversidade

Mesmo que seja um pequeno empresário, contrate com foco em diversidade. Isso vai melhorar seu produto ou serviço. Também invista no letramento dos funcionários, incluindo os de cargos de liderança. “Se a pessoa tem liberdade de ser quem é no trabalho, com uma cultura de respeito, sua produtividade aumenta. Sem contar a contribuição diversa de visão de mundo, criando novos produtos e serviços. Quando o funcionário se conecta com os compromissos da empresa, isso gera retenção”, disse a fundadora da Transcendemos.

Fonte: Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios