Muitos times falham por ter uma pessoa assim no grupo. Veja se você é ou conhece alguém assim
Pessoas inseguras muitas vezes preferem ambientes estáveis e evitam mudanças. Mas modificações são essenciais para o sucesso. Stefan Falk, especialista em psicologia no trabalho, já viu equipes fracassarem por causa de uma pessoa altamente insegura. Segundo ele, para evitar problemas, o primeiro passo é conseguir identificá-las.
Falk listou 7 frases tóxicas que pessoas altamente inseguras costumam dizer a CNBC (canal dedicado a notícias de negócios):
1. “Não tenho tempo para isso. Minhas outras prioridades são mais importantes”
Pessoas inseguras raramente tem estratégias conscientes sobre como priorizar suas tarefas. Eles dizem que o problema é o tempo, quando na verdade não sabem como gerenciá-lo de forma eficaz.
2. “Eu já tentei isso, mas não funcionou”
Provavelmente essa afirmação é uma mentira. Pessoas inseguras dificilmente tentam coisas novas, eles apenas falam sobre isso.
3. “É só um jeito diferente de cortar empregos”
Pessoas inseguras acham que não são apreciadas. Isso pode levar a paranoia, com o sentimento de que seus supervisores estão tentando pegá-los no erro e a sensação de qualquer novidade é maléfica.
4. “Esta é uma ideia besta. Tudo está funcionando bem como está.”
Reações contrárias a uma atividade nova podem significar medo. A pessoa se sente ameaçada pela mudança e percebe que terá que se esforçar mais em seu trabalho.
5. “Isso pode funcionar para os outros, mas não é para mim”
Pessoas inseguras tendem a acreditar que as suas condições de trabalho são únicas. Então frases assim podem ser comuns.
6. “Não podemos pensar em outra coisa? Não curti isso”
Ao dizer isso, a pessoa está tentando fugir de uma mudança. Essa frase pode dar continuidade a uma alternativa parecida com o comportamento anterior.
7. “É óbvio que quem teve essa ideia não tem noção da complexidade do trabalho”
Segundo Falk, quando uma pessoa diz isso é porque ela não entende o próprio trabalho ou tem algo a esconder.
Como lidar com pessoas inseguras?
Uma boa maneira de lidar com essas pessoas é sendo compreensivo, mas sem concordar com toda manifestação de medo e insegurança — sob risco de acreditarem que a sua reatividade a mudanças é correta.
Também não demonstre sentir pena. Em vez disso faça perguntas que enfraqueçam seus argumentos e nunca aceite desculpas. Esse método pode ajudá-los a perceber como esse comportamento pode estar prejudicando suas potenciais realizações.
Fonte: Portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios