Elas permitem unir forças com outros empreendedores para compartilhar despesas, reduzir custos e aumentar as vendas
Divulgar mais o negócio, cortar custos, caprichar na qualidade, atender bem o cliente. Esses são alguns dos cuidados mais importantes para fazer uma pequena empresa crescer. Mas existe uma outra iniciativa que pode contribuir muito para melhorar os resultados: firmar parcerias de negócio com outros empreendedores.
“Fazer parcerias é super estratégico”, afirma a consultora de negócios Ariadne Mecate, do Sebrae-SP. “A colaboração com outros empresários pode trazer benefícios mútuos, como a redução de custos com marketing e o aumento do alcance da empresa.”
As parcerias podem ser informais, como se comprometer verbalmente a divulgar o negócio do parceiro aos próprios clientes, ou mais estruturadas, exigindo a elaboração de contrato entre as partes. O importante é que ambos se beneficiem.
Confira a seguir algumas possibilidades de parceria que costumam trazer bons resultados para pequenos negócios:
1. Compartilhamento de espaço e recursos
Empresas que não competem diretamente podem compartilhar espaço físico e estrutura. Um exemplo seria um restaurante e um pequeno café se unirem para atuarem juntos em um mesmo local. Os dois negócios podem alugar um espaço maior e dividir o aluguel e outras despesas. Além da economia nos gastos, esse tipo de parceria pode aumentar o fluxo de clientes ao estabelecimento, gerando oportunidade de venda cruzada entre os parceiros.
2. Compra conjunta de insumos
Pequenos negócios costumam comprar suprimentos em menor quantidade, pagando preços maiores do que os praticados nas vendas em maiores volumes. Para contornar essa desvantagem, podem fazer parcerias com outras empresas do mesmo segmento para comprar os itens de maior consumo de maneira conjunta. Por exemplo, várias padarias se unindo para negociar juntas a compra de farinha. As chances de obterem descontos de preço são bem maiores.
3. Marketing colaborativo
O marketing colaborativo envolve empresas que se unem para campanhas de marketing conjuntas, promovendo os produtos umas das outras. As empresas colaboram em publicidade, promoções e eventos, como um estúdio de pilates e uma clínica de estética promovendo descontos conjuntos. Os possíveis resultados incluem aumento da exposição da marca, atração de novos clientes e compartilhamento de custos de marketing.
4. Desenvolvimento de produtos conjuntos
Duas empresas podem criar kits contendo os produtos e serviços de ambas ou mesmo se unir para desenvolver um produto ou serviço novo, que possa ser disponibilizado nos dois estabelecimentos. Um exemplo seria uma loja de roupas íntimas e uma loja de chocolates oferecendo um kit com produtos das duas empresas para o Dia dos Namorados. Ou elas poderiam desenvolver um kit ainda mais completo, incluindo também pães, frutas, sucos e entrega em domicílio. Esse tipo de parceria pode atrair novos clientes, estimular a inovação e gerar receitas adicionais.
5. Compartilhamento de tecnologia
A utilização de ferramentas tecnológicas tem se tornado cada vez mais relevante para o aumento da eficiência e o sucesso de pequenos negócios. Mas pode exigir altos investimentos na contratação de serviços ou na aquisição de sistemas e equipamentos. Implementar novas soluções em parceria com outras empresas permite dividir custos e compartilhar aprendizados. Um exemplo seria uma academia de ginástica e uma loja de suplementos nutricionais desenvolverem juntas um aplicativo para apoiar a rotina de exercícios e nutrição dos seus clientes.
6. Treinamento conjunto de funcionários
Contratar palestras ou programas de treinamento para os colaboradores costuma proporcionar importantes resultados em fatores como a qualidade do atendimento ao cliente ou a gestão eficiente de recursos. Mas o preço costuma ser um obstáculo para pequenas empresas. Contratar esse serviço em parceria com outros empreendedores permite compartilhar custos e aprendizados, viabilizando a iniciativa. Uma pet shop e uma clínica veterinária podem, por exemplo, contratar uma palestra para orientar melhor seus colaboradores sobre como atender donos de animais.
Fonte: Portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios / Conteúdo Itaú Empresas