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Contato com consumidor ainda é desafio para empreendedores

Ferramentas de atendimento como chatbots são boas alternativas para um primeiro contato com o cliente. Chatbots são programas de computador que interagem com o consumidor em bate-papos, em sites ou apps de mensagens. Saiba como usar as melhores ferramentas

O contato com o consumidor da maneira certa é um desafio que todo empreendedor enfrenta. Com a tecnologia, os canais de comunicação aumentaram. Mas você sabe qual utilizar para fazer contato com o cliente de maneira efetiva?

O empresário tem muitas opções para chegar ao cliente e a mais tradicional é o SMS, uma mensagem. Cerca de 2,5 bilhões de torpedos são disparados por mês no Brasil.

Segundo o consultor Cassio Bobsin, o SMS pode ser utilizado quando você já tem o contato do cliente. Então, quando tiver uma promoção bem interessante, já pode comunicar a ele. Outro canal de comunicação bem tradicional é o e-mail. Ainda segundo Cassio, ele é muito bom para se manter uma comunicação continuada com o cliente e sempre mandar novidades para ele, mas em alguns momentos, ele pode não ser efetivo, pois pode ser bloqueado no anti-spam.

“O canal SMS pode ser utilizado quando você já tem o contato do cliente, então você pode comunicar uma promoção bem interessante por esse meio. Já o e-mail é um canal quando você quer manter uma relação bem continuada com seu cliente. Lá você pode estar sempre mandando novidades”, explica Cassio.

O canal mais atual é o aplicativo de mensagem, como Whatsapp. As empresas ainda estão se adaptando ao uso. Mas, o consultor alerta que não pode fazer propaganda e nem envio em massa nele. O Whatsapp pode ser utilizado para clientes que entram em contato com a empresa.

É importante elaborar estratégias de como utilizar cada canal. Cassio Bobsin explica que alguns canais devem ser usados mais ativamente, outros menos. É possível colocar ferramentas de atendimento e ferramentas de automação, como os chatbots, que são programas de computador que interagem com o consumidor em bate-papos, em sites ou apps de mensagens.

“Alguns canais você vai utilizar mais ativamente. Em outros não, você pode só deixar sua página, mostrar os produtos e não fazer muita coisa ali. Em outros você pode ser mais ativo, colocar ferramentas de atendimento e automação”, diz o consultor.

A Cláudia Freire tem uma loja de móveis planejados há oito anos e investiu em um chatbot. No site da Cláudia, o primeiro contato dos clientes é com o robô. Quando o papo progride, um vendedor entra na conversa.

“Tem um custo muito menor. Antes eu tinha todo um custo com uma empresa que tinha que desenvolver uma ferramenta para eu passar para um funcionário meu. Então era muito tempo perdido. No chatbot não, é rápido”, explica Cláudia.

O consultor Cassio Bobsin afirma que é o cliente quem manda na relação e escolhe o canal de comunicação. Tem que ser muito amigável e deixar sempre um espaço aberto para que aquela relação se desenvolva ao longo do tempo.

Fonte: Portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios