Menu fechado

Diversidade nas empresas: como promover ações concretas para torná-la uma realidade

Temas como acessibilidade e diversidade são destaques dentro e fora das empresas. Priorizar essas pautas nas companhias não é apenas uma alternativa e sim uma necessidade diante de um mercado cada vez mais global e multicultural. O assunto é ainda mais relevante quando pensamos nas pequenas e microempresas, segmento que tem maior participação na economia brasileira e que responde por 52,2% dos empregos gerados no país, segundo informações do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa).

Dados indicam que a diversidade contribui para o crescimento das empresas, promove a inovação e melhora a comunicação e o relacionamento entre as pessoas. Levantamento realizado pela publicação Harvard Business Review aponta que empreendimentos que desenvolvem ações de diversidade têm funcionários 17% mais engajados do que aquelas que não investem num ambiente mais plural. Além de contar com colaboradores dispostos a irem além de suas responsabilidades, companhias adeptas da inclusão possuem casos de conflitos 50% menor que as demais.

Diante desses dados positivos, a questão que se apresenta é de que forma é possível implementar iniciativas de diversidade efetivamente transformadoras? Para os empreendedores do segmento das pequenas e microempresas as dúvidas e inseguranças são ainda mais frequentes. Mas é importante destacar que medidas simples podem favorecer um ambiente de trabalho diverso e acolhedor das diferenças.

O primeiro passo é inserir a diversidade nos valores da empresa. Empreendedores, gestores e colaboradores devem debater o tema. O diálogo deve permitir e aceitar opiniões e sugestões para enraizar a atitude de respeito ao próximo e à colaboração mútua. Os processos de contratação devem ser renovados, deixando de lado os requisitos como raça, credo, gênero, idade, personalidade, cultura, origem, deficiência, entre outros fatores da diversidade. É fundamental priorizar o talento do candidato.

Quando um empreendimento promove a diversidade ele recebe maior engajamento e dedicação de seus funcionários. O resultado é mais criatividade e inovação, além de ganho em produtividade e retenção de talentos. Fatores primordiais para as pequenas e microempresas que ganham também com a valorização de suas imagens e contribuem com a construção de uma sociedade mais inclusiva.

Érico Glauber da Silva – Gerente Contábil / Fiscal