A tecnologia, e em especial a internet, trouxe praticidade ao nosso cotidiano. Hoje podemos fazer uma série de atividades, como pagar contas, comprar um par de sapatos, pedir o almoço, reservar os ingressos do cinema, entre muitas outras ações, sem sair de casa.
Ao mesmo tempo que temos um mundo de facilidades, corremos riscos ao disponibilizar nossos dados pessoais no universo online. Para evitar que nossos dados fiquem expostos, é preciso ficar alerta com a senha que utilizamos na internet. Um novo serviço disponibilizado pelo Google ajuda a mostrar se sua senha foi hackeada.
O Google criou a extensão “Password Checkup” (“Check-up de senha”) para mostrar se sua senha foi hackeada e, consequentemente, se você corre riscos de ter seus dados disponibilizados e roubados na internet.
Para ter acesso ao serviço e saber se alguma das senhas que você utiliza foi exposta na internet é necessário instalar uma extensão no Chrome, navegador do Google, que também está disponível para Android.
É preciso ter a versão 67 ou superior do Chrome. A extensão é fácil de ser utilizada. Para instalar, basta abrir o navegador Chrome no computador, fazer login na sua conta do Google, acessar a Chrome Store e baixar a extensão “Check-up de senha. Para concluir a instalação, é necessário seguir as etapas que são exibidas na tela.
Após a instalação, ao navegar na internet e tentar fazer login em algum site, o Google avisa imediatamente se o seu nome de usuário e senha aparecem em bancos de dados de credenciais que vazaram. Essa ação é possível porque o navegador compara os dados digitados com uma lista de senhas hackeadas. Se você tentar inserir uma que esteja nessa lista, o serviço emite um alerta. Caso identifique que você está correndo perigo, o sistema enviará notificações.
Eliel de Jesus, trabalha na Probo Contabilidade com Legalização de Empresas e Tecnologia da Informação