Donos de pequenos negócios que se adaptaram mais rapidamente ao momento de crise têm mais chances de se manter no mercado. É o que mostra pesquisa realizada pelo Sebrae entre os dias 3 e 7 de abril em todo o país. O levantamento ouviu 6.080 empreendedores.
A pesquisa mostra que, para além do amplo impacto negativo para quase 88% dos empresários, alguns segmentos, mesmo afetados pelo avanço do novo coronavírus, como o comércio varejista e o ramo de alimentos e bebidas, conseguiram equilibrar o fluxo de caixa e até registrar crescimento no faturamento.
Os dados apontam que, entre os mais de 6 mil empresários entrevistados na pesquisa, a estimativa é de que 400 mil pequenos negócios tiveram aumento médio de 47% na receita. Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, há duas iniciativas importantes adotadas por esses empreendedores que estão conseguindo driblar a crise: passaram a inovar e mudaram seu modelo de negócio.
O levantamento mostra que, entre as pequenas e microempresas que tiveram crescimento na receita durante a crise, cerca de 48% mudaram o modo de funcionamento e apostaram mais em entregas online e serviços na internet.
Dentre os 14 segmentos analisados na sondagem, restaurantes, lanchonetes, marmitarias e afins são exemplos de como a adaptação e a inovação podem render resultados positivos. No segmento de alimentos e bebidas, por exemplo, 92% dos que aumentaram o faturamento adaptaram o negócio ao modelo de entrega (delivery).
A maior parcela dos entrevistados aposta fortemente nas entregas online (41,9%), mas um percentual igualmente representativo reduziu o horário para minimizar os gastos e ganhar fôlego (41,2%). O teletrabalho ocupa o terceiro lugar no ranking que elenca as principais medidas adotadas pelos pequenos para se manter de pé em meio à pandemia (21,6%).
A pesquisa mostra também que, apesar do isolamento social, algumas empresas dos segmentos do comércio varejista, moda, beleza e artesanato conseguiram resultados significativos implementando mudanças no modo de funcionamento, reduzindo horário, abrindo para serviços online e oferecendo entregas.
As informações foram divulgadas pela Agência de Notícias do Sebrae
A Probo Contabilidade é um escritório especializado nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de legalização. Tem sua trajetória de mais de trinta anos de atuação construída por meio de um trabalho focado na excelência dos serviços prestados a seus clientes.