O Governo do Estado de São Paulo anunciou no dia 1º de junho a retoma da economia durante a pandemia do coronavírus. Denominado Plano São Paulo, a medida prevê a flexibilização de atividades não essenciais. Para colocar em prática a iniciativa e monitorar as ações, o governo dividiu o estado em 17 regiões, que estão categorizadas segundo uma escala de cinco níveis de abertura econômica.
Os critérios que classificam cada região de acordo com essa escala de cinco níveis são: média da taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivas para pacientes com coronavírus, número de novas internações no mesmo período e o número de óbitos. Cada região poderá reabrir determinados setores baseada na fase em que se encontra.
É importante ressaltar que a requalificação de fase para mais restritiva será feita pelo governo paulista semanalmente, caso a região tenha piora nos índices. Por esse motivo, é fundamental ficar atento às informações oficiais e observar todas as normas de segurança.
Para ajudar o pequeno empreendedor a planejar e colocar em prática a retomada segura de sua empresa, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) preparou e disponibilizou em seu portal uma série de conteúdos e materiais voltados a essa retomada e a esse novo contexto de consumo.
A instituição de apoio ao pequeno empresário lembra a importância de levar em consideração as medidas do poder público e o decreto vigente em cada região.
Visando orientar os empreendedores dos mais diferentes segmentos, o Sebrae reuniu informações completas sobre protocolos de saúde, orientações para os colaboradores, orientações para atendimento de clientes, orientações para receber fornecedores, entre outras ações de comunicação.
O portal da instituição destaca também orientações de especialistas e oferece e-book gratuito com todos os temas essenciais para esse momento de reabertura, além de disponibilizar material completo para sinalização e ambientação para os estabelecimentos de negócios. Clique aqui e tenha acesso a todo conteúdo gratuito elaborado pelo Sebrae.
Jozeli Firmiano da Silva, administrador de empresas e sócio-fundador da Probo Contabilidade
A Probo Contabilidade é um escritório especializado nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de legalização. Tem sua trajetória de mais de trinta anos de atuação construída por meio de um trabalho focado na excelência dos serviços prestados a seus clientes.