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Empreendedorismo por necessidade: planejamento e conhecimento são fundamentais para consolidar o pequeno negócio

A crise econômica gerada pela pandemia do coronavírus tem fechado muitos postos de trabalhos no país. Dados do IBGE apontam o fechamento de 7,8 milhões de vagas no Brasil até o mês de maio. Por outro lado, a crise tem levado muitos brasileiros a buscar alternativas criativas para conquistar uma nova fonte de renda.

É o chamado empreendedorismo por necessidade, quando a criação de um novo negócio é feita de forma mais acelerada e não gradual, como acontece habitualmente. Em abril deste ano, o número de MEIs (Microempreendedor Individual) no país ultrapassou a marca de 10 milhões de brasileiros. Nos quatro primeiros meses, o Brasil ganhou 586 mil novos microempreendedores individuais, segundo dados do Portal do Empreendedor, do governo federal.

O número de novos empreendedores, de acordo com o Sebrae, ganha força a cada dia. Neste novo cenário, onde a necessidade acelera as ações que envolvem a criação de um novo negócio, é importante estar atento ao planejamento. É o passo mais importante que não pode ser ignorado mesmo diante da urgência dos fatos. Afinal, muitas vezes, os recursos investidos na criação de um empreendimento contam com toda a economia de um trabalhador.

Um bom planejamento envolve a criação de um plano de negócios. Por meio deste instrumento, o empreendedor consegue visualizar o mercado que pretende atuar, conhece melhor o produto ou serviço que deseja oferecer, seus pontos fortes e fracos, e traça um retrato de seus potenciais clientes, concorrentes e fornecedores. São ações que contribuem para identificar a viabilidade da ideia e a gestão do negócio.

No portal do Sebrae, o empreendedor encontra todas as dicas para elaborar seu plano de negócios de maneira simples e rápida. Por meio do site da instituição, é possível também participar gratuitamente de cursos, palestras e consultorias online que abordam, por exemplo, a importância da gestão financeira na empresa, tornando claro as ações que definem os recursos da pessoa física e jurídica no cotidiano dos negócios.

Planejamento e conhecimento são fundamentais para quem quer empreender. Essas iniciativas fortalecem o empreendimento e evitam a morte precoce do pequeno negócio. No Brasil, 1 a cada 4 empresas fecha antes de completar 2 anos no mercado. Para mudar esse quadro, instituições de apoio às pequenas e microempresas têm ampliado a oferta de cursos que destacam também estratégias de marketing e a importância das redes sociais na divulgação de novos produtos e serviços aos clientes.

Dados do Sebrae apontam um aumento de 160% na procura por cursos na instituição desde o início da pandemia. Se por um lado empresários lutam para não fechar as portas, por outro, empreendedores se reinventam ao abrir novos negócios em meio ao isolamento social. Para dar conta do desafio, especialmente num momento de crise, é essencial se manter bem informado e estar em constante aprendizado.

Helio Pedro da Silva, economista e sócio-fundador da Probo Contabilidade

A Probo Contabilidade é um escritório especializado nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de legalização. Tem sua trajetória de mais de trinta anos de atuação construída por meio de um trabalho focado na excelência dos serviços prestados a seus clientes.