Saiba se você se sabota e confira dicas para reverter a situação
Você já pensou que problemas com autoestima podem afetar até os planos financeiros? Pois é isso o que diz Adia Gooden, psicóloga pela Universidade de Stanford, no site da CNBC. Segundo ela, uma autoestima alta permite que as pessoas exerçam com qualidade as suas tarefas no trabalho. Assim, conseguem ganhar e manter o dinheiro.
No texto, ela elenca os principais erros financeiros cometidos quando as pessoas se autossabotam. Veja a seguir:
Sentir que não merece aumentos e promoções
Questionar o quanto você pode contribuir para um trabalho faz com que você se sinta um impostor. Ou seja, você não quer ser notado, pois acredita que vai ser desmascarado a qualquer momento: isso não só te impede de realizar o melhor trabalho, como também te faz deixar de pedir aumentos e promoções. “Essa ansiedade pode fazer com que você procrastine, seja pego pelo perfeccionismo ou até trabalhe demais a ponto de se esgotar”, adiciona a psicóloga.
A dica de Gooden é anotar em um papel suas habilidades e conquistas ao longo da sua carreira. Essa lista pode ser útil para que você se sinta mais confiante.
Tentar provar o seu valor por meio de bens materiais
Gastar dinheiro com aquele produto que você viu inúmeras vezes em uma publicidade muitas vezes pode parecer uma solução para os problemas. Esses gastos podem até trazer um sentimento positivo, mas ele não será duradouro. Além de tudo, você pode acabar usando mais dinheiro do que pode.
“Seu valor não depende das coisas que você possui. Identifique o que você pode fazer para se sentir melhor e que não exija dinheiro”, sugere a psicóloga. Conversar com amigos, passear e fazer uma lista com as coisas pelas quais é grato são algumas possibilidades.
Fazer investimentos imprudentes
Não acreditar que você pode e sabe lidar com dinheiro pode trazer resultados que custam caro. Normalmente pessoas com baixa autoestima apostam em investimentos arriscados sugeridos por outras pessoas ou simplesmente não fazem nada com o dinheiro.
Para a psicóloga, nesses casos é importante admitir o que você não sabe e pedir ajuda. “Certifique-se de não tomar nenhuma decisão na tentativa de provar seu valor. Você é digno, não importa o que aconteça”, diz.
Fonte: Portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios