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3 práticas para melhorar sua inteligência emocional

Nem sempre é possível controlar suas emoções, mas você pode controlar, pelo menos até certo ponto, como as administra

Ao longo de 2020, muito se falou sobre saúde mental e o valor da inteligência emocional. Pesquisas científicas corroboram as teses de que maior inteligência emocional pode levar a melhor desempenho profissional, bem como melhores relacionamentos (profissionais e pessoais) e até remuneração mais alta.

Um artigo publicado na Inc. listou três práticas para melhorar sua inteligência emocional, especialmente em termos de gerenciamento de emoções. Confira abaixo.

1 – Reconheça que respostas emocionais não são inalteráveis

Segundo uma pesquisa sobre realizações e sucesso da psicóloga de Stanford Carol Dweck, a maioria das pessoas tende a ter uma de duas perspectivas mentais no que diz respeito ao talento.

Pessoas com uma mentalidade fixa acreditam que inteligência e habilidades são inatas e relativamente fixas. Já pessoas com código mental construtivo acreditam que inteligência e habilidades podem ser desenvolvidas por meio de prática e esforço. Surpreendentemente, a segunda tese é a que mais se aplica às emoções.

Na obra “How Emotions Are Made: The Secret Life of the Brain”, a professora de psicologia da Northeastern University Lisa Feldman Barrett explica que não há evidências científicas de “impressões digitais” de emoções no corpo.

Ou seja, desde cedo aprendemos – com as pessoas ao nosso redor, com a cultura em que crescemos – como processar o que nossos corpos sentem. Isso significa que podemos trabalhar para desaprender e reaprender algumas de nossas respostas emocionais.

2 – Identifique uma emoção mais especificamente

Quando alguém diz que se sente estressado, a afirmação indica uma emoção, mas ainda é vaga. Você pode estar estressado com uma possibilidade do futuro, uma certa decisão que acredita que pode voltar para assombrá-lo, com uma próxima apresentação ou uma conversa que teme ter com um funcionário de baixo desempenho.

Isso é o que os neurocientistas chamam de emoções “granulares”. Quanto mais especificamente você identifica uma emoção, melhor. Reservar um tempo para pensar sobre as razões pelas quais você se sente assim o ajuda a lidar melhor com essa emoção.

3 – Reformule uma emoção

O estresse é uma emoção vista como negativa – o que é perfeitamente justificável, já que diversos sintomas fisiológicos e psicológicos são comprovadamente causados ​​pelo estresse.

No entanto, o artigo chama atenção para uma possível conversão da nossa visão sobre o estresse quando ele é causado por uma situação que o faz sentir pressionado.

Segundo o autor do artigo, Jeff Haden, “se você está nervoso com uma importante demonstração de vendas, significa que você tem a chance de ganhar uma conta importante (…). Pressão é algo que você deseja sentir. Pressão significa que você está em uma posição para ter sucesso em algo significativo, algo importante”.

Nem sempre é possível controlar suas emoções, mas você pode controlar, pelo menos até certo ponto, como responde a elas e as administra. É disso que se trata a inteligência emocional.

Fonte: Portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios