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4 dicas para saber se uma ideia é uma boa oportunidade de negócio

Embora se pareçam e estejam conectados em certa medida, esses dois conceitos são diferentes

Quando pensou em criar um negócio, você estava diante de uma simples ideia ou de uma verdadeira oportunidade? Embora se pareçam e estejam conectados em certa medida, esses dois conceitos são diferentes. Buscar identificar onde o seu projeto se encaixa pode facilitar o caminho mais bem-sucedido para o sucesso.

Athalia Monae, CEO da startup Pouches, observa que apenas cerca de 6% das ideias se tornam um sucesso comercial, segundo estimativa da IGI Global. “Uma boa ideia tem de ser uma melhoria de um produto atual ou algo novo no mercado”, diz Monae, em artigo publicado no Entrepreneur.

Segundo a empreendedora, transformar uma ideia em uma oportunidade exige tempo, paciência, perseverança, recursos, diligência e trabalho duro. “Mais importante ainda, é preciso confiança e acreditar plenamente no que você está fazendo”, diz ela. Ela deu dicas para distinguir as duas concepções e se dar bem nos negócios, partindo da criação de uma bolsa para escovas de cabelo por sua empresa.

Sua ideia resolve um problema?

Monae conta que a bolsa de escova de cabelo da sua empresa nasceu de uma necessidade. O acessório protege os demais objetos de fios soltos e mantém a escova ou pente livre de poeira e sujeira, além de deixar tudo mais organizado. “Quando estou organizada, funciono melhor. Minha ideia de produto agrega valor, resolve um problema e atende a uma necessidade”, diz Monae.

Existe uma lacuna no mercado em relação à sua ideia?

A empreendedora conta que buscava em lojas físicas e online um produto flexível o suficiente para acomodar as diferentes formas e tamanhos de escovas de cabelo e pentes, mas não encontrava. Assim, ela teve a ideia de criar uma bolsa e percebeu que havia diante dela uma oportunidade.

“Eu senti que não poderia ser a única a precisar deste produto. Tive certeza de que parte do meu público-alvo precisava desse produto, mas não sabia disso”, diz ela.

Outro aliado nessa descoberta podem ser pesquisas. Monae conduziu algumas com estranhos. A ideia era ter mais chances de que as pessoas fossem mais honestas nas respostas. Os levantamentos também geram sugestões que podem ser agregadas à criação de um produto ou prestação de serviço.

As pessoas vão pagar pela sua ideia?

Essa pergunta é fundamental porque, como lembra Monae, “sem clientes, não há oportunidade de negócio”. “Você deve descobrir se as pessoas realmente estariam dispostas a pagar por sua ideia de produto e determinar se há alguma demanda por ele. Também é importante determinar quanto as pessoas estariam dispostas a pagar”, frisa.

Pesquise seus concorrentes

A empreendedora lembra da importância de procurar se já existem no mercado concorrentes em potencial e, caso sim, analisar os produtos que eles oferecem. “Fiquei satisfeita ao descobrir que meus concorrentes não tinham um produto que pudesse competir com o meu. Descobrir isso aumentou minha confiança e fiquei animada para começar porque queria compartilhar minha ideia com o maior número possível de clientes em potencial”, diz ela.

Por fim, a empreendedora lembra que é importante fazer uma pesquisa completa, não tomar decisões precipitadas, pedir feedbacks, ser consistente, construir uma equipe e fazer com que todos assinem um acordo de confidencialidade. “Pratique o autocuidado regularmente e encontre um mentor. Você não pode fazer tudo sozinho. Não permita que os obstáculos o intimidem. Continue assim e transforme essa ideia em um sucesso”, aconselha Monae.

Fonte: Portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios