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Sua estratégia de marketing digital funciona? Veja 5 ações para melhorar seu desempenho

Confira dicas para saber como se conectar com seus clientes e melhorar seu negócio

Se você tem um negócio já deve ter percebido a importância da presença digital e o papel do marketing como ferramenta para seu negócio crescer. Com a pandemia, muitas empresas aceleraram o processo de digitalização e ainda estão começando a desbravar esse mundo. As dúvidas, no entanto, surgem para todos (novatos ou não): como melhorar o marketing nas redes? O que fazer para aumentar o alcance? Qual a melhor estratégia? A lista de perguntas é longa.

São muitos os canais que vão permitir que você se conecte com seu público e também conquiste novos clientes. E não basta lançar uma ação e só esperar acontecer. A fórmula não é tão simples. Entre o plantar e o colher há uma série de etapas que também dependem do seu comportamento nas redes.

Quer saber se está no caminho certo? Confira as dicas e entenda o que é importante levar em consideração ao divulgar sua empresa no universo online. Contar com um profissional vai ajudá-lo a adotar a estratégia certa.

Confira as métricas

Mais do que adotar uma estratégia, é preciso acompanhar os resultados: o cliente viu e saiu? Voltou? Comprou?

Os dados são fundamentais na hora de avaliar se você acertou ou não. Com eles em mãos, você poderá direcionar as próximas ações e ter uma divulgação mais assertiva. Não adianta disparar e-mails para pessoas não abrem as mensagens.

As métricas também permitem que você conheça melhor o público e, assim, acerte nos conteúdos e ofereça experiências mais adequadas ao perfil. As principais redes sociais têm um Analytics básico que revela o comportamento dos usuários e dados como idade, localização, gênero e faixa etária. Use esses relatórios para entender seu público e tomar melhores decisões, como definição de conteúdo, horário e o que abordar em cada tipo de publicação.

Acompanhe o tráfego

As postagens nas redes sociais são fundamentais para direcionar o tráfego para o site.

Integre a comunicação. Hoje, você pode usar diferentes canais para se comunicar com seu público e fazer a divulgação do seu negócio. Eles estão sincronizados? Isso facilita e ainda melhora a experiência do consumidor.

O cliente que se identifica com a sua marca em uma rede social, por exemplo, espera encontrar o mesmo quando abrir o site ou visitar a loja. É preciso coerência.

Dê atenção ao cliente

Você criou um perfil nas redes sociais e acha que está tudo ok? Não é tão simples assim. Estar presente no digital é importante, mas marketing digital vai além.

Você pode ter um perfil bonito, atualizado, provocar reações e, ainda assim, não obter resultados. Como você responde às curtidas, visualizações e comentários, por exemplo? Isso é determinante.

Interaja, se comunique, aproxime-se do seu cliente. Mais engajamento, mais benefícios para sua marca.

Seja coerente

Lembre-se: tão importante quanto marcar presença é ser condizente com o que sua marca pensa e pratica. Como você quer ser lembrado pelos seus clientes? Que imagem você quer transmitir? Um posicionamento adequado e bem definido influencia diretamente nas estratégias de marketing.

Fique ligado

Sabe da importância do digital e ainda não está online? Melhor começar a agir. Não precisa estar em todos os canais, mas comece, definindo sempre um objetivo que justifique a presença em determinada rede.

Vá devagar, de forma simples, mas dê o primeiro passo. Não tem venda online? Não importa! Os clientes usam a internet para buscar informações sobre seu negócio. Então, simplifique, mas comece a usar algum canal (e-mail, redes sociais, mensagens instantâneas).

Produza bom conteúdo e siga as recomendações anteriores.

Fonte: VAE do portal G1