Menu fechado

Mercadoria parada? Confira dicas para desafogar o estoque

Saiba o que fazer para evitar que produtos fiquem encalhados nas prateleiras e depósitos.

Ninguém gosta de ver a mercadoria parada. Além de ser um sinal de vendas baixas, indica outros problemas pela frente – afinal, como repor o estoque se ele ainda está cheio? Como fazer mais compras sem fazer caixa?

O problema é ainda maior quando os produtos são perecíveis, sazonais ou alguma modinha que não perdura de uma estação para a outra. Dependendo do segmento da empresa, o que está sendo vendido agora pode ficar defasado em pouquíssimo tempo.

Quem vende roupas e sapatos, por exemplo, sabe bem. O que é tendência hoje pode ser “uó” no ano seguinte. É vender agora ou ficar fadado a deixar produtos que saem de linha encalhados. O mesmo acontece em relação à tecnologia: produtos novos e mais modernos surgem a todo momento.

Para não ficar com a mercadoria parada, o negócio é pensar em estratégias. Confira algumas delas e movimente o estoque da sua empresa.

Faça promoções

Não à toa essa é a primeira ideia que vem à cabeça: fazer promoções é uma forma rápida e prática de desinchar as prateleiras. Aí entra a criatividade: lançar megaliquidações é só uma opção. Há outras formas de fazer o cliente levar seus produtos, até em maior quantidade, ao oferecer combos e desconto progressivo, por exemplo.

Negocie com fornecedores

Parcerias com os fornecedores podem ajudar bastante. Você pode fazer um acordo para possíveis trocas ou ainda optar pelo estoque consignado. O ideal é conversar sobre o assunto antes de fechar negócio e, assim, levar isso em consideração na escolha e dar preferência a quem oferece essa alternativa.

Ofereça condições de pagamento

Boas condições de pagamento fazem o olho do cliente brilhar e pode ser fundamental para a decisão de concluir a compra. Para quem vende online, o “frete grátis” é um ótimo chamariz. Oferecer parcelamento mais longos, especialmente sem juros, também ajuda a convencer.

Use a tecnologia

Não basta pensar em um monte de promoção e não atrair o cliente. Então, crie boas estratégias de marketing para divulgar tudo. Além disso, considere fazer “lives” nas redes sociais para vender seus produtos com preços especiais para quem estiver acompanhando. Funciona bem para lojas de roupas ou utensílios domésticos, por exemplo.

Faça ofertas direcionadas

Faça ofertas segmentadas, oferecendo os produtos que estão “ocupando” seu estoque para clientes específicos, que já demonstraram interesse na mercadoria disponível. Você pode fazer isso por meio de diferentes canais, como e-mail ou aplicativos de conversa. Indicar o número de itens restantes, criando um senso de urgência, é uma boa estratégia.

Fonte: Portal G1 VAE