Menu fechado

É possível inovar nas pequenas empresas e ganhar competitividade no mercado

O Brasil tem ampliado suas ações em inovação. De acordo com o Índice Global de Inovação, divulgado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual, o país ganhou, em 2023, oito posições em relação à avaliação de 2021 e ficou em 49º lugar no ranking de 132 economias de todo o mundo.

O resultado coloca o Brasil como o país mais inovador da América Latina, ultrapassando Chile, México e Costa Rica, que estavam à frente no continente em 2021. Os dados registram melhorias significativas nas ações de inovação e abrem novas possibilidades para todos os setores da economia.

Diante desse cenário, a Probo Contabilidade chama a atenção dos empreendedores donos de pequenas e microempresas para a importância do tema inovação. Implementar uma cultura inovadora fortalece os pequenos empreendimentos que ganham capacidade de se manterem competitivos no mercado.

Inovação está nos detalhes

Inovar não é um tema voltado apenas para grandes empresas. Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, é possível inovar nos pequenos negócios. Inovação não é algo inalcançável e sim um requisito imprescindível num mundo cada vez mais competitivo, especialmente para os empreendimentos de pequeno porte.

É um processo simples, que não envolve muitos recursos e não depende apenas de tecnologia de ponta, como muitos imaginam. Inovação está nos detalhes. Uma mudança de atitude ou de hábitos já caracteriza inovação, pois permite que o empreendedor identifique novas oportunidades para o seu negócio.

Uma cultura inovadora possibilita aprimorar e criar novos processos, novas técnicas de vendas e nova apresentação de produtos e serviços. Inovar é estar atento ao seu negócio, observar o comportamento do consumidor, entender suas necessidades e buscar novas soluções.

Colocando a mão na massa

Inovação não acontece no campo da teoria. É preciso colocar a mão na massa para poder inovar. Começar a agir nessa direção já é uma prática inovadora. Promover uma estrutura que permita que todas as ideias e processos inovadores sejam aplicáveis no seu negócio.

A Probo Contabilidade ressalta que quem inova gera resultados positivos para a empresa e valor para o cliente. Veja algumas dicas para começar a cultura da inovação no seu empreendimento:

Mentalidade inovadora: também chamado de mindset inovador, o termo é fundamental para impulsionar a inovação nas pequenas empresas. É fundamental que o empreendedor se caracterize como inovador, que tenha abertura para novas ideias e abordagens. A mentalidade inovadora leva o empresário a buscar opções diferentes de tudo o que já foi testado.

Cultura de inovação: no universo das pequenas empresas, a inovação acontece de forma colaborativa. Por isso, é fundamental investir na equipe, promover a cultura de inovação e criatividade, estimular o mindset criativo, promovendo um espaço de troca e oferecendo autonomia aos colaboradores, que são os verdadeiros agentes de inovação.

Planejamento e gerenciamento: a cultura da inovação acontece de forma sistêmica e organizada. É preciso promover a gestão da inovação, que é composta por ações de planejamento, organização, gerenciamento e controle. Os resultados podem ser medidos por meio do acompanhamento da redução de custos, do aumento de vendas, da eficiência produtiva ou do número de clientes.

Helio Pedro da Silva, economista e sócio-fundador da Probo Contabilidade

A Probo Contabilidade é um escritório especializado nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de legalização. Tem sua trajetória de mais de trinta anos de atuação construída por meio de um trabalho focado na excelência dos serviços prestados a seus clientes.