O Brasil tem avançado nas ações de digitalização fiscal. Por meio dessas iniciativas, o governo tem integrado e simplificado os processos de prestação de contas das empresas e dos cidadãos. Diante dessas mudanças, a DIRF (Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte) será substituída.
Declaração obrigatória utilizada pelas empresas, a DIRF informava à Receita Federal todos os dados relativos ao Imposto de Renda, além de outras informações relacionadas a pagamentos realizados à pessoa física e também jurídica. Com a modernização e centralização das obrigações fiscais e trabalhistas, a DIRF se tornou redundante.
A partir deste ano, essas informações serão declaradas diretamente nos sistemas do eSocial e da EFD-Reinf (Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais). A mudança para essas plataformas, que já centralizam dados fiscais, previdenciários e trabalhistas, tem como objetivo evitar duplicidades e aumentar a precisão dos dados.
Adaptação para os novos processos
A DIRF está oficialmente extinta em 2025. Entretanto, ainda será preciso enviar neste ano a declaração referente ao ano-calendário 2024.
Para facilitar a integração com os novos sistemas, a Receita Federal iniciou em 2024 os ajustes necessários em relação às obrigações acessórias. As empresas tiveram esse período para se familiarizarem com as mudanças e adaptarem seus processos.
A transição tem envolvido os departamentos pessoal e fiscal dos empreendimentos, com treinamento de equipes, atualização de sistemas e revisão dos dados tributários e trabalhistas.
Conformidade com as novas regras
Ao reduzir o número de obrigações acessórias e eliminar processos redundantes, a nova regra contribui para a eficiência administrativa das empresas.
A Probo Contabilidade chama a atenção dos empreendedores para a necessidade de garantir que os dados de seus empreendimentos estejam completos e adequados às exigências do eSocial e da EFD-Reinf.
A conformidade com as novas regras e o envio correto de informações evita a ocorrência de multas, penalidades e riscos de dados inconsistentes nas bases de dados fiscais.
Jozeli Firmiano da Silva, administrador de empresas e sócio-fundador da Probo Contabilidade
A Probo Contabilidade é um escritório especializado nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de legalização. Tem sua trajetória de mais de trinta anos de atuação construída por meio de um trabalho focado na excelência dos serviços prestados a seus clientes.