Menu fechado

Fixos e variáveis: conheça os custos da sua empresa e garanta o funcionamento sustentável do seu negócio

Um levantamento realizado pela Serasa Experian revelou que, em 2024, o número de pequenas e microempresas endividadas no Brasil atingiu o recorde de 6,5 milhões de empreendimentos. Há inúmeros fatores, internos e externos, que levam ao endividamento do pequeno negócio.

Empreendedores devem estar atentos para proteger as finanças de suas empresas. A Probo Contabilidade destaca a importância de uma gestão financeira eficaz para evitar o endividamento. Um passo importante nesse sentido é a compreensão dos custos fixos e variáveis do empreendimento.

Custos fixos e variáveis

Custos fixos, como o próprio nome diz, são aqueles que não têm muita variação e que não estão atrelados ao volume de vendas ou de produção. Por outro lado, custos variáveis podem sofrer alterações constantemente, de acordo com o número de itens vendidos e o nível de produção da empresa.

São exemplos de custos fixos as despesas com aluguel, folha de pagamento, telefonia, internet, conta de água e energia, material de limpeza, entre outros. A relação dos custos variáveis engloba as despesas com mercadorias vendidas (tudo que saiu do estoque no mês a preço de custo), denominada CMV (Custo de Mercadoria Vendida); comissões; tributos e taxas; frete; entre outros.

O empreendedor que domina o conceito desses dois tipos de gastos consegue organizar de forma mais efetiva as finanças do seu empreendimento. É uma iniciativa que influencia diretamente a lucratividade e a capacidade do pequeno negócio planejar e colocar em prática ações estratégicas, garantindo seu funcionamento sustentável.

Avaliar lucro ou prejuízo

No custo variável é possível analisar se as mercadorias estão sendo compradas por preços competitivos ou se os tributos podem ser reduzidos, por exemplo. É possível analisar, na parte de custo fixo, se há alternativas para a redução do valor do aluguel ou é possível fazer economia no consumo de energia elétrica.

Ao entender corretamente o custo variável do fixo, o empreendedor obtém uma precificação mais exata de seus produtos e serviços e consegue avaliar se os valores estão compatíveis com a realidade do mercado e da empresa. Enxerga melhor se há lucro ou prejuízo nas suas ações e tem mais clareza sobre o orçamento da empresa.



Helio Pedro da Silva, economista e sócio-fundador da Probo Contabilidade

A Probo Contabilidade é um escritório especializado nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de legalização. Tem sua trajetória de mais de trinta anos de atuação construída por meio de um trabalho focado na excelência dos serviços prestados a seus clientes.