No início do ano é comum que as pessoas busquem novos cursos para se especializar, capacitar e/ou até mesmo para servir como opção de lazer e distração. Assim, as prefeituras e unidades do Sesc do ABC intensificam a oferta de cursos gratuitos, em diversas áreas, para a população. As opções vão desde os cursos esportivos e culturais, até os técnicos e de tecnologia.
Capacitação e tecnologia
Em São Caetano, a Escola de Novas Tecnologias Profa. Neusa Maria Nunes Branco está com inscrições abertas até 8 de fevereiro para cursos de tecnologia, direcionados a todas faixas etárias (crianças, adultos e terceira idade). Há opções para quem não tem nenhum conhecimento prévio até profissionalizantes. Informações e inscrições no site (clique aqui). Já São Bernardo conta, na área de tecnologia, com o programa Emprega São Bernardo, que oferece cursos profissionalizantes gratuitos, em parceria com o Senac.
A Fundação Florestan Florestan (FFF), em Diadema, está com 215 vagas remanescentes para cursos profissionalizantes. As vagas são preenchidas por ordem de chegada, das 9h às 19h, e podem concorrer os candidatos que fizeram a pré-inscrição on-line entre 10 e 16 de janeiro, mas que não conseguiram realizar a matrícula no dia relativo ao curso. Mais informações em florestan.org.br/noticias/nova-chance-para-quem-se-inscreveu-ate-16-1/. Ou clique aqui e acesse o portal da instituição.
Audiovisual e dança
O Centro de Audiovisual (CAV) de São Bernardo seleciona interessados em participar de oficinas gratuitas “A Relação do Cinema com a Música” e “Animação Frame e Frame no Adobe Flash/Animate”. Além disso, há oficinas gratuitas de circo aéreo, graffiti e break dance, por meio da Divisão de Ações Ligadas a Juventude (Dajuv). As inscrições estão abertas. Mais opções de cursos, clique aqui.
Ribeirão Pires abre vagas, a partir de 01 de fevereiro, para cursos de interpretação para audiovisual (idade mínima de 14 anos), roteiro para audiovisual (acima de 18 anos), laboratório audiovisual (para profissionais da área) e projeto Rodaqui. Além destes, na área de dança, a cidade oferece vagas no ballet clássico (6 a 17 anos), jazz (a partir dos 6 anos), danças urbanas (a partir dos 7 anos), dança contemporânea (a partir dos 8 anos), sapateado (a partir dos 11 anos) e dança livre (acima de 18 anos).
Esportivos
São Bernardo abriu, em novembro, mais de 15 mil vagas para cursos esportivos em 32 modalidades, entre hidroginástica, natação, judô, pilates, yoga, vôlei e futebol, incluindo ações direcionadas a crianças, adultos e idosos. No momento, a Prefeitura está com inscrições abertas para cursos gratuitos nas áreas de ginástica rítmica, seletivas de judô, basquete, atletismo.
Idiomas
Em São Caetano, há cursos de idiomas gratuitos e cursos da Escola de Bailado Laura Thomé (editais são publicados no final do ano).
Cursos artísticos
Ribeirão Pires tem vagas para cursos artísticos a partir desta terça-feira (01/02). Entre as opções estão desenho artístico (idade mínima é 15 anos), pintura em tela (idade mínima é 15 anos) e desenho mangá (idade mínima é 11 anos). Além disso, o Teatro Arquimedes Ribeiro estará aberto para receber alunos de teatro a partir de 7 anos de idade.
Diadema retoma as oficinas culturais, cujas inscrições começam dia 7 de fevereiro. Os interessados podem escolher oficinas nas áreas da música, teatro, dança, cultura popular, artes visuais, audiovisual, artes integradas e hip hop.
No Sesc Santo André, estão abertas até 19 de fevereiro as inscrições para a oficina de graffiti urbano. O objetivo é trazer referências sobre essa forma de arte – e, especificamente, sobre a técnica do estêncil a jovens -, para inserir a temática ambiental (a bacia hidrográfica de Santo André, o ciclo hidrológico e localização do córrego Beraldo). O encerramento será com uma roda de conversa no campo de várzea do Ouro Verde Popular Futebol Clube, próximo à estação de trem Prefeito Saladino. Inscrições podem ser feitas no portal da instituição (clique aqui)
Aulas de música
Ribeirão Pires também está com processo seletivo para aulas de: bateria (12 anos ou mais), canto lírico (16 anos ou mais), contrabaixo elétrico (12 anos ou mais), eufônico, flauta, saxofone, piano erudito (12 anos ou mais), piano popular (6 anos ou mais), trombone de vara, trompete, tuba, viola erudita, violão erudito, violoncelo (8 anos ou mais) e clarinete.
Culinária e beleza
O curso de culinária básica em Diadema está com 30 vagas abertas e as inscrições vão até 4 de fevereiro. Para se inscrever, ligue 4053-3940, de 2ª a 6ª, das 9h às 14h.
Em Santo André, os cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos na Escola de Ouro estão com inscrições abertas para as primeiras turmas. As vagas são para: confeitaria, barbearia, manicure, cabelo, maquiagem, depilação e designer de sobrancelha. As aulas serão ministradas em duas unidades: no Santa Cristina e na Craisa. São 450 vagas abertas inicialmente. Informações e inscrições pelos telefones 4996-2334, 4996-2673 e 98666-4047 (Whatsapp).
Em São Paulo, o Projeto Social ‘Ponto da Moda’, laboratório dedicado à formação gratuita em Moda, oferece 60 vagas gratuitas, certificadas pela Faculdade Santa Marcelina, para jovens de 16 a 24 anos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 2 de fevereiro no link. Informações também podem ser obtidas pelo telefone/Whatsapp (11) 99957-1817.
Fonte: Portal Repórter Diário