Menu fechado

Alerta: mais da metade dos ataques de hackers miram pequenas empresas

Pequenas empresas são as que mais sofrem ataques cibernéticos. É o que mostra relatório de âmbito global publicado pela Verizon Enterprise Solutions em 2018. Segundo a pesquisa, mais da metade (58%) das ações criminosas na internet tiveram como alvo os pequenos empreendimentos. Em 2017, o Brasil registrou 6 golpes por segundo em 12 meses.

Os ataques são feitos por meio de emails falsos, com links ou arquivos maliciosos que surgem cada vez mais personalizados. Os criminosos estudam a característica da empresa e da vítima antes de agir e usam essas informações para enviar mensagens com nomes de pessoas que integram cargo de confiança na empresa e para redigir emails da mesma maneira como esses funcionários se expressam.

Medidas simples e que pesam pouco no orçamento ajudam a proteger o ambiente de trabalho e evitam danos maiores. Treinar os funcionários está entre as principais ações. É preciso alertá-los, por exemplo, com relação a email de remetente que pode conter pegadinhas como uma letra trocada. Destacar a importância de não conectar dispositivos desconhecidos na máquina de trabalho também ajuda a evitar golpes.

Manter o sistema operacional e roteadores atualizados é outra iniciativa importante para proteger as pequenas empresas. É recomendável que o empreendedor contrate um profissional de tecnologia para analisar cada computador todos os meses. O arquivo de atualização pode ser baixado no site do fabricante que, muitas vezes, disponibiliza o conteúdo gratuitamente.

O avanço de ataques criminosos na internet lança um alerta aos pequenos empreendedores que muitas vezes investem em soluções de segurança apenas após serem atacados. Especialistas destacam a importância do investimento e da implementação de medidas preventivas para evitar ataques de hackers, já que muitas empresas estão quebrando no mercado por causa do roubo de informação.

A Probo Contabilidade é um escritório especializado nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de legalização. Tem sua trajetória de mais de trinta anos de atuação construída por meio de um trabalho focado na excelência dos serviços prestados a seus clientes.