Menu fechado

Anitta, estereótipos e empreendedorismo

O banco digital Nubank anunciou no dia 21 de junho a cantora Anitta como a nova integrante de seu Conselho de Administração. De acordo com o comunicado oficial da empresa, a cantora participará de reuniões trimestrais com a diretoria para auxiliar em decisões estratégicas sobre o futuro do negócio.

Maior banco digital independente do mundo, com mais de 40 milhões de clientes, o Nubank citou o perfil empreendedor da cantora para fazer o convite. “Anitta é, hoje, a maior e mais influente artista do Brasil — mas ela vai além desse papel. É também uma empresária e empreendedora de sucesso, que usou sua visão estratégica para expandir a carreira internacionalmente”, destacou a instituição.

Repercussão

Na mesma semana do anúncio, o Nubank recebeu uma enxurrada de mensagens criticando a participação de Anitta em seu Conselho Administrativo. Ofensas de todos os tipos contra o banco e também contra a cantora foram publicadas nas redes sociais. O assunto ganhou grandes proporções e foi um dos temas mais comentados na mídia digital nos últimos dias.

Houve quem elogiasse a iniciativa. Mas as críticas pesadas ao banco e à cantora levaram a empresa a cancelar, de última hora, uma coletiva de imprensa programada para a mesma semana para apresentar a nova conselheira e explicar os motivos da escolha.

Estereótipos

A polêmica em torno do nome de Anitta para compor o Conselho Administrativo do banco está muito mais ligada às ideias que a cantora defende do que às suas qualificações para o cargo. Críticos à iniciativa do banco defendem que a instituição não deveria escolher uma pessoa “que não entende nada de finanças” para ocupar a vaga.

Vale destacar que um conselho administrativo não tem função executiva. O grupo deve apresentar diversidade de ideias e de valores e seus integrantes não precisam atuar no mesmo segmento da empresa. De acordo com especialistas, um bom conselheiro é aquele que tem atuação de destaque em sua área profissional. E, neste caso, o banco se alinha a uma artista que fala com o grande público e é mestre no marketing digital.

Empreendedorismo

Muita gente pode até não gostar do tipo de música que a Anitta canta. Mas ninguém pode negar que a cantora é uma empreendedora de sucesso. Vindo de uma família muito simples, do subúrbio do Rio de Janeiro, Anitta construiu uma carreira meteórica.

Seu perfil inovador e sua capacidade de planejamento para colocar ideias em prática têm ganhado destaque no universo artístico e também no mundo dos negócios. A revista americana Billboard ressaltou seu poder empreendedor e a sua visão global de marketing. Na prestigiosa universidade de Harvard, a cantora foi aplaudida de pé após sua palestra, onde falou sobre sua vida e carreira.

Além de possuir competência técnica, Anitta representa o conceito de diversidade, tema que empresas e consumidores têm levado a sério nos últimos tempos. A cantora sabe criar vínculos com sua geração ao se apresentar justamente como é. Seu poder de mobilização no mundo digital é enorme, já que lida com mais de 50 milhões de seguidores.

Apesar da polêmica, Nubank e Anitta devem sair ainda mais fortalecidos em suas áreas de atuação. O banco ganha conhecimento de um público que quer conquistar e a cantora dá mais um passo em direção ao seu empoderamento como executiva.

Helio Pedro da Silva, economista e sócio-fundador da Probo Contabilidade

A Probo Contabilidade é um escritório especializado nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de legalização. Tem sua trajetória de mais de trinta anos de atuação construída por meio de um trabalho focado na excelência dos serviços prestados a seus clientes.