Menu fechado

Brasil Mais: programa visa tornar pequenas e microempresas mais lucrativas

O empreendedor brasileiro tem demonstrado competência e criatividade para superar os desafios trazidos pela crise causada pela pandemia. Pequenas e microempresas aderiram maciçamente ao mundo digital e encontraram novas formas de oferecer seus serviços e produtos e fidelizar seus clientes.

Recente pesquisa realizada pelo Sebrae mostra que 83% dos pequenos empreendimentos já operam no ritmo pré-pandemia em termos de volume. Por outro lado, o levantamento revela que, em média, o segmento padece de uma perda de rentabilidade de 36%.

Para superar essas perdas, além da alta de preços de insumos e uma inflação ascendente, o pequeno empreendedor precisará buscar novas alternativas para tornar sua empresa mais competitiva e lucrativa.

Melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto

Uma parceria entre o Ministério da Economia, a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), o Sebrae e o Senai está oferecendo aos donos de pequenas e microempresas um conjunto de soluções para otimizar processos e melhorar os resultados de seus empreendimentos.

É o Brasil Mais, programa que visa tornar os pequenos negócios mais lucrativos. Por meio da promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto, a iniciativa tem como objetivo aumentar a produtividade e a competividade das pequenas empresas brasileiras.

Inovar processos e reduzir desperdícios

Ao longo de quatro meses, o programa terá três encontros coletivos virtuais e cinco encontros individuais com o Agente Local de Inovação (ALI), do Sebrae, além de um sexto encontro, três meses depois, para análise das transformações na empresa.

Durante essa jornada, o pequeno empreendedor terá acesso a soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios. A meta é promover a inovação para alcançar maior faturamento ou redução de custos.

O programa abre novas vagas a cada quatro meses. Os próximos grupos iniciam-se em novembro de 2021, e março e julho de 2022. Para participar do Brasil Mais é preciso ser dono de pequena ou microempresa dos setores de comércio, serviço ou indústria.

O acompanhamento pelo Agente Local de Inovação e a participação nos encontros coletivos e individuais são gratuitos, 100% subsidiado pelo Sebrae. Para as consultorias especializadas opcionais pode haver contrapartida por parte do empreendedor.

Para saber mais sobre o programa e para fazer a sua inscrição, clique aqui.

Jozeli Firmiano da Silva, administrador de empresas e sócio-fundador da Probo Contabilidade

A Probo Contabilidade é um escritório especializado nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de legalização. Tem sua trajetória de mais de trinta anos de atuação construída por meio de um trabalho focado na excelência dos serviços prestados a seus clientes.