Tirar do papel a ideia de empreender exige planejamento e muito trabalho. É preciso tomar uma série de decisões até que a empresa esteja completamente pronta para começar a funcionar. O primeiro passo nessa direção é descobrir o tipo de negócio que se quer trabalhar. É fundamental ter conhecimento, afinidade e gostar da atividade escolhida. Os tópicos abaixo apresentam algumas dicas importantes que ajudam a responder à pergunta: Como abrir uma empresa?
Viabilidade do negócio
Antes mesmo de registrar a abertura de uma empresa, é necessário entender se o empreendimento é realmente viável. Para isso, é importante fazer uma pesquisa sobre a área que se pretende atuar. Conhecer bem quais são os concorrentes, as necessidades que os clientes têm e o perfil desse público consumidor, sua faixa etária e classe social. Saber se o local que pretende atuar tem potencial de mercado. Responder questões relacionadas à demanda do produto ou serviço também é um passo importante.
Perfil empreendedor
A abertura e o gerenciamento de uma empresa exigem um conjunto de habilidades e conhecimentos que são fundamentais para quem quer empreender. É preciso ter um perfil dinâmico e estar sempre em busca de conhecimento e capacitação profissional para entender o mercado, conhecer o público-alvo, pensar estratégias de marketing, compreender quais medidas levam a um fluxo de caixa controlado, entre outras ações. São inúmeras demandas que exigem do empreendedor muito trabalho e criatividade para planejar bem cada etapa e colocar em prática suas ideias.
Planejamento
Planejamento é a palavra-chave para empreender. De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a falta de planejamento é a principal causa de falência de empresas brasileiras. Os empreendedores, em geral, conhecem pouco do mercado em que planejam atuar e do público-alvo que podem atingir. Temas relacionados ao fluxo de caixa, capital de giro, impostos e legislação, por exemplo, são pouco estudados por aqueles que sonham em abrir o próprio negócio. A dica para um bom planejamento é elaborar um plano de negócio. Ele trará uma previsão da situação que sua empresa vai nascer e analisará os prós e contras que envolvem seu negócio.
Plano de negócio
O documento que detalha todos os objetivos de um negócio e quais passos seguir para que esses objetivos sejam alcançados é chamado plano de negócios. Ele ajuda a entender as necessidades e vantagens que sua empresa pode ter e é uma maneira eficiente de evitar surpresas nos primeiros tempos do empreendimento. Nele, você deve prever o modelo de atuação do seu empreendimento, seu público-alvo, uma análise do mercado, definições jurídicas e tributárias, possíveis estratégias de marketing e comunicação e, especialmente, seu planejamento financeiro. Agora você já pode abrir a sua empresa.
Jozeli Firmiano da Silva, administrador de empresas e sócio-fundador da Probo Contabilidade