Menu fechado

ESG é destaque no mundo corporativo e relevante para os pequenos negócios

Uma das principais tendências no mundo dos negócios, a sigla ESG vem do inglês (Environmental, Social and Governance) e destaca boas práticas ambientais, sociais e de governança, temas fundamentais para empresas que desejam ser mais competitivas, inovadoras e sustentáveis.

A Probo Contabilidade chama a atenção para o tema que parece distante da realidade de pequenos empreendedores. E destaca que o ESG é totalmente aplicável a empresas de pequeno porte. Ressalta que o fundamental é dominar o assunto, como já fazem as grandes corporações, e incorporar seus critérios nas decisões cotidianas dos pequenos negócios.

Comprometimento e responsabilidade

ESG tem como principal objetivo integrar a geração de valor econômico aliado à preocupação com as questões socioambientais e de governança corporativa. Empresas que conhecem e aderem aos aspectos ESG demonstram comprometimento e responsabilidade com o mercado que atuam, com seus consumidores, fornecedores e colaboradores.

A adesão a esses aspectos resulta em mais competitividade do negócio, já que os consumidores, de forma geral, têm se preocupado com a sustentabilidade. A reputação da marca atrelada ao ESG pode proporcionar muito mais vantagens comerciais, tanto em vendas, quanto em produtividade da equipe e por consequência, nas finanças do negócio.

ESG nas pequenas empresas

O pequeno empreendedor lida diariamente com uma série de desafios para manter a longevidade do negócio. Uma boa gestão financeira, a retenção de talentos, o atendimento a normas e legislações e a atração de novos clientes estão entre as prioridades do empresário.

Todas essas iniciativas estão na base do ESG. A sigla amplia o termo sustentabilidade para além da preocupação ambiental. Trata-se da sustentabilidade da própria empresa, da reorganização estratégica na política interna do empreendimento e da implantação de melhores processos de administração, temas fundamentais para a pequena empresa.

Três pilares do ESG

Para promover a sustentabilidade como um todo dentro das empresas, os critérios do ESG englobam três pilares fundamentais que ajudam no equilíbrio dos negócios. Conheça cada um deles:

Environmental – Ambiental

A questão ambiental está diretamente ligada ao impacto que uma empresa gera ao utilizar recursos naturais (água, terra, árvores). Está também nas ações que geram poluição (emissões de carbono, produtos químicos, embalagens e outros resíduos). O ponto chave para a prosperidade do negócio é planejar e promover ações que minimizem o impacto que a empresa, independente do porte ou setor econômico que atua, causa no ambiente natural.

Social

A responsabilidade social do empreendedor vai indicar como ele lida com os fatores que afetam colaboradores, parceiros, clientes e sociedade. Temas como saúde e segurança para funcionários, promoção do bem-estar para trabalhadores da cadeia de suprimentos da empresa, segurança de produtos para consumidores, privacidade e segurança de dados de usuários são fundamentais. A empresa deve estar ativamente comprometida com a superação da desigualdade e da discriminação.

Governance – Governança

Uma boa governança está diretamente relacionada ao fato de uma empresa administrar seus negócios de maneira ética e responsável. É na governança que se organizam todas as demais áreas do empreendimento e onde se desenvolve o planejamento estratégico para colocar em ação as práticas sustentáveis. Neste ponto é levado em consideração a gestão financeira do negócio, a gestão da qualidade e inovação, a legislação de normas e certificações, entre outros aspectos.

Helio Pedro da Silva, economista e sócio-fundador da Probo Contabilidade

A Probo Contabilidade é um escritório especializado nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de legalização. Tem sua trajetória de mais de trinta anos de atuação construída por meio de um trabalho focado na excelência dos serviços prestados a seus clientes.