Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half Brasil, revela os que os gestores procuram nos talentos durante a pandemia. Fique de olho
Em tempos de pandemia, trabalho remoto e equipes distribuídas, não só o mercado todo tem sido desafiado como os líderes, que agora precisam desenvolver em seus times capacidades fundamentais para essa nova era. No blog da Robert Half, empresa de executive search, Fernando Mantovani, diretor-geral, escreve que duas habilidades estão em alta atualmente.
Segundo ele, uma habilidade muito valorizada pelos empregadores é a capacidade de trabalhar de forma autônoma. “Com o trabalho distribuído e o negócio se transformando, o gestor precisa ter ao lado pessoas que possam gerir as próprias ações, buscar meios de criar proximidade com pares de trabalho, sinalizar quando algo não vai bem e questionar melhor as demandas para não perder tempo com informações desencontradas ou retrabalhos”, comentou ele.
Além disso, a segunda habilidade-chave para os profissionais atualmente, revelou ele, é lidar com a tecnologia. De acordo com ele, o novo momento acelerou a transformação digital das empresas e deverá permear cada vez mais as relações de trabalho daqui para frente. “Então, não faz mais sentido ser resistente a inovações, ter medo de ser substituído por máquinas, ser avesso a soluções que automatizam processos ou gerenciam tarefas, por exemplo”, ressaltou.
Ele destacou que em razão da pandemia, organizações passaram a usar de forma massiva plataformas de comunicação e colaboração (opinião de 65% dos 249 entrevistados pela Robert Half), aplicativos ou serviços baseados em nuvem (20%), soluções de inteligência artificial (3%) e serviços de inteligência de negócios e relatórios (12%). “Então, se você faz parte desse grupo mais conservador, minha recomendação é que, para o bem da sua carreira, você comece a repensar essa atual postura”, disse.
Fonte: Portal IT Forum 365