Menu fechado

Este hábito simples pode te tornar mais criativo, segundo a ciência

Pesquisadores norte-americanos encontraram forma de ativar o cérebro e inspirar ideias melhores para solucionar problemas

Você já teve a impressão de que as suas melhores ideias surgem enquanto toma banho? É quase como se a tarefa, tão rotineira, pudesse ativar a parte mais criativa dos nossos cérebros, fazendo com que as melhores soluções apareçam naquele momento.

Tomar banho é refrescante, principalmente nos dias de muito calor, mas será que não é possível conseguir o mesmo nível de inspiração em outro lugar, realizando outro tipo de atividade, sem precisar gastar água e sabonete para ativar essa parte do cérebro?

Parece que sim. De acordo com o site Inc., um estudo publicado na revista científica Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts, feito por pesquisadores da Universidade da Virgínia e da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, é possível determinar por que algumas atividades, como tomar banho, conseguem inspirar pensamentos inovadores.

A chave é fazer atividades que não exijam muito da sua mente, descritas como ‘mindless’ no estudo. Cada atividade demanda um nível de esforço e realizar aquelas que dependem de menos atenção plena pode possibilitar mais inspiração, ideias criativas e soluções para problemas.

Como parte do experimento, os pesquisadores pediram para alunos assistirem a um vídeo e depois terem ideias de usos diferentes para um tijolo ou para um clipe de papel. O primeiro grupo assistiu a um vídeo entediante de dois homens dobrando roupas, enquanto o segundo grupo viu uma cena do filme “Harry e Sally: Feitos um para o Outro”, quando a personagem finge ter um orgasmo no meio de um restaurante.

O grupo que assistiu ao trecho do filme teve ideias muito mais criativas para usar os objetos e os participantes disseram que suas mentes vagaram com menos esforço do que o outro grupo. Então, se você tiver um problema para resolver e quiser inspirar a parte criativa do seu cérebro para trazer soluções, pense bastante sobre o assunto e depois busque realizar uma atividade que te mantenha engajado, mas que não demande tanta atenção e esforço.

Algumas sugestões:

– Faça tarefas domésticas, como organizar uma gaveta, lavar a louça, guardar as roupas penduradas no varal: elas demandam a sua atenção, mas não precisam de esforço criativo;

– Assista a programas de televisão ou a filmes que te distraiam, ou leia um livro: o foco está em achar algo divertido, e não uma produção que vá te fazer pensar muito;

– Faça caminhadas, ande de bicicleta, dirija por aí: deixe a sua mente viajar enquanto está neste processo, mas é claro, mantenha a atenção no caminho e siga em segurança.

Fonte: Portal da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios