O conceito vem da língua inglesa. É a junção das palavras “aprender” (learn) e “habilidade” (ability) e pode ser traduzido como “capacidade de aprendizado”. É considerada uma das habilidades do futuro porque exige adaptação e desenvolvimento de conhecimentos ao longo da vida profissional.
Os desafios do mundo globalizado e os avanços tecnológicos já ressaltavam a importância da adaptação e do aprendizado contínuo. A pandemia ampliou essa percepção. Transformou tudo rapidamente e ditou suas regras. Quem não estava inteirado das possibilidades do mundo digital, por exemplo, enfrentou mais dificuldades durante o período mais restritivo da crise do coronavírus.
Diante de tantas transformações, é fundamental estar aberto ao aprendizado e ao desenvolvimento de novas habilidades. Por esse motivo, o termo learnability tem ganhado cada vez mais destaque no mundo dos negócios.
Recentemente, o conceito esteve entre os temas abordados em um curso online oferecido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O programa contou com a participação da ativista paquistanesa Malala Yousafzai, a pessoa mais jovem a ganhar o Prêmio Nobel da Paz, e o historiador e professor Leandro Karnal.
Durante os encontros, Malala e Karnal destacaram a importância do conceito learnability e listaram algumas competências voltadas à capacidade de liderança, aprendizado e resiliência. Confira abaixo alguns tópicos abordados durante o curso e selecionados pelo Blog da Probo Contabilidade:
Capacidades de Liderança
Comunicação – A capacidade de se comunicar de forma efetiva, clara e genuína exerce um papel importante no desenvolvimento pessoal e profissional. Ela pode ser exercitada por meio de relacionamentos, expressão sobre causas relevantes, colaboração, mídias digitais e oportunidades de conexão no geral.
Capacidade de análise – Analisar significa observar, investigar, discernir. É uma competência que diferencia pessoas e profissionais, muito importante para contextos de liderança, mas também em contextos gerais. Em um mundo com abundância de informações, o discernimento, seletividade e foco também se tornam grandes diferenciais, e a capacidade de analisar ganha importância ainda maior.
Adaptabilidade – Em um mundo com constante mudança de paradigmas, o profissional com adaptabilidade está mais apto a perseverar. A adaptabilidade corresponde ao indivíduo que sabe moldar-se de acordo com as novas situações e contextos, sabendo utilizar, em cada situação, suas habilidades, conhecimentos e características pessoais adequadas. Ser adaptável implica permitir-se à constante evolução pessoal e profissional
Liderar pelo exemplo – A liderança pelo exemplo consiste em, através das atitudes e falas, exercer o comportamento que incentiva as boas práticas na organização. Ser capaz de lidar pelo exemplo envolve comprometimento, eficiência e respeito, tanto pelos profissionais quanto pelos processos da organização. Um aspecto importante deste tipo de liderança é ter um conhecimento profundo da empresa e do mercado, possibilitando participar ativamente dos processos
Coragem – A coragem, ou a ausência dela, é fundamental e pode determinar o destino de um empreendimento. Não basta ter as ideias e a visão, saber realizar planejamentos e pesquisas; é necessário implementar e agir. Em alguns casos, inclusive, é necessário arriscar, visando atingir o sucesso em algum empreendimento. Por vezes, grandes ideias acabam sem ver a luz do dia pois quem as originou não teve coragem para executar a ação e dar o pontapé inicial do empreendimento. Além disso, coragem também é aprender, se desenvolver, pesquisar, e se conectar com pessoas que possam ajudar.
Capacidades de aprender
Autonomia – A autonomia representa a capacidade de tomar boas decisões de forma independente, escolher caminhos que façam sentido e tragam bem-estar para a pessoa que decide, governar-se através de seus próprios recursos. Essa competência está diretamente relacionada à educação, uma vez que para ter autonomia é necessário desenvolver-se como pessoa, profissional, conhecer sobre o mundo e sobre si.
Capacidade de questionar – Aprender a responder é uma habilidade de inteligências artificiais; aprender a perguntar é uma habilidade humana. É preciso aprender a refletir, formular ideias, questionar e saber onde procurar as respostas para crescer intelectualmente. No mundo atual, veloz e instável, as respostas são variadas e datadas. Dessa forma, manter a curiosidade, ser questionador e aprender a fazer as perguntas corretas é um exercício de atualização constante do conhecimento.
Método e organização – Para o aprendizado, é muito importante ter método e organização. Isso não significa uma obrigatoriedade em seguir planilhas ou realizar sempre as atividades em um mesmo horário, mas sim a necessidade de ter objetivos claros. O método permite se abastecer de boas informações, crescer e se desenvolver. E sem organização, ficamos navegando na aleatoriedade, sem foco, sem entendimento real e profundo dos conteúdos.
Aprender os contextos – Cada contexto referente ao negócio que busca-se empreender deve ser estudado, analisado e compreendido. É importante entender o contexto do mercado, e isto inclui identificar o público alvo e suas motivações, seus porquês; compreender as principais ameaças e oportunidades, assim como o impacto da tecnologia para o tipo de negócio almejado. Entender a motivação dos consumidores é um fator decisivo para desenvolver produtos e serviços que são desejados por este público.
Competência – As competências representam as habilidades, aptidões e capacidades em geral que um indivíduo possui. Existe uma grande gama de competências, desde conhecimentos teóricos específicos, tecnológicos, culturais, idiomas e muitos outros. Competências são habilidades e conhecimentos que agregam a possibilidade de resolução de problemas. Elas não são estáticas, logo, é possível estudar e se aperfeiçoar em competências para manter-se em constante progresso.
Capacidades de Resiliência
Autocuidado – O autocuidado requer autoconhecimento e observar a si mesmo. É uma forma de, seja na dimensão pessoal ou profissional, conciliar as exigências e responsabilidades com as emoções, bem-estar e saúde mental, o que é fundamental para a resiliência.
Resiliência – É lidar com adversidades, críticas, situações de crise, pressões (inclusive de si mesmo), e ter capacidade de retornar ao estado emocional saudável, ou seja, retornar às condições naturais após momentos de dificuldade. Essa é uma das qualidades mais visíveis em líderes.
Perseverança – Ser perseverante envolve não desistir dos objetivos estipulados em razão das adversidades, e assim manter consistência em suas ações. Requer determinação e coerência com valores pessoais, e está relacionado com a resiliência, pois em cada momento de dificuldade ao longo da vida é necessário conseguir retornar a estados emocionais saudáveis que permitam seguir perseverante.
Dinamismo – Capacidade do indivíduo de exercer ações rápidas, ágeis e focadas, possibilitando lidar bem com a pressão ou atender múltiplas demandas. Muitas vezes, a execução de uma estratégia esbarra em situações imprevistas em seu planejamento e, nestes momentos, o indivíduo que possui a capacidade do dinamismo é extremamente eficiente pela capacidade rápida de análise e resposta da situação.
Busca por referências – É importante escolher as suas referências: pesquise, analise, decida. Identifique qual referência você quer. Referências são importantes porque estimulam o desejo, a ambição por algo; por isso, referências podem ser de casos de sucesso, de pessoas que chegaram longe em suas carreiras; referências de comportamento ou de conquistas, ou de comportamento ético. Quando você identifica as suas referências, tomando conhecimento delas, você amplia o seu leque de referências que passará a desejar para sua vida.
Propósito – O propósito é o que guia e dá sentido aos nossos objetivos e planos de vida. Ele envolve o que se acredita e o que se almeja; estabelecer propósito é definir objetivos que sejam condizentes com a sua visão de mundo. As organizações, cada vez mais, passam a trabalhar propósitos que reflitam as crenças e os atributos de seus gestores, introduzindo na rotina organizacional elementos que engajam e movem os colaboradores para uma mesma direção.
Helio Pedro da Silva, economista e sócio-fundador da Probo Contabilidade
A Probo Contabilidade é um escritório especializado nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de legalização. Tem sua trajetória de mais de trinta anos de atuação construída por meio de um trabalho focado na excelência dos serviços prestados a seus clientes.