Menu fechado

Liderança: é preciso se reinventar para enfrentar a crise do coronavírus

Um bom líder é aquele que não tem medo de se reinventar e de mudar a si mesmo. Mas como manter essa premissa diante de um cenário tão incerto quanto esse trazido pela pandemia do coronavírus?

No mundo inteiro, líderes têm que enfrentar ameaças que colocam em risco suas próprias vidas, a de suas famílias, amigos, funcionários, clientes, fornecedores e de todo o tecido social. Não há uma solução mágica muito menos um guia prático para driblar os efeitos dessa crise. Mas há boas dicas que podem ajudar pessoas que estão à frente de equipes de empresas dos mais diferentes portes.

Entre as boas ideias compartilhadas nesse momento, vale destacar a lista elaborada por um reitor da Harvard Business School. A relação de dicas começa com uma ação simples mas muito importante: informe-se. As orientações de segurança que têm impacto direto na sua vida e na de todos os integrantes da sua equipe mudam constantemente e é precio ficar atento, acessando informações em fontes seguras.

Outra iniciativa relevante é estar pronto para as adaptações que o momento exige. Reconhecer as mudanças e ser mais flexível são atitudes que contribuem para uma boa liderança, especialmente nesse cenário onde há implicações macroeconômicas ocorrendo diariamente nos negócios.

É fundamental implementar ações que garantam a segurança física da equipe mas também é importante pensar iniciativas que promovam a segurança psicológica dos colaboradores. Trabalhar em casa, por exemplo, é uma medida importante. Mas é preciso elaborar uma comunicação eficiente que mantenha a equipe engajada, informada e unida, mesmo distanciada fisicamente.

Colocar em prática o jargão “pensar globalmente e agir localmente”. Mesmo diante de um cenário de incertezas, é importante esboçar planos para longo prazo. Haverá mudanças mas é importante seguir um plano de ação que apresente etapas para essa nova maneira de trabalhar. Atuar estrategicamente, conduzindo e reconduzindo o planejamento.

Envolver a equipe na elaboração de estratégias contribui para mantê-la engajada e colabora no alinhamento de planos e prioridades. A comunicação com os colaboradores ajuda a perceber e diferenciar o que é realmente importante e o que é meramente urgente nesse momento.

A dica do especialista de Harvard é comunicar com credibilidade e otimismo, sendo realista e, ao mesmo tempo, positivo. É preciso ser claro nas mensagens e não ter receio de repetir os principais temas. E para criar ou manter este diálogo com a equipe, recursos de videoconferência têm sido destaque. Skype, WhatsApp, Microsoft e Google estão disponibilizando suas ferramentas de conferência corporativa gratuitamente durante a pandemia.

Para enfrentar o cenário atual é necessário uma boa dose de confiança, compaixão e otimismo. É preciso trabalhar as iniciativas coletivamente, garantir a segurança de todos e atuar nas ações que são fundamentais para a empresa e seus clientes. O maior desafio de quem está à frente das equipes no ambiente corporativo neste momento é manter os colaboradores motivados para garantir a sobrevivência dos negócios e o emprego de todos.

Jozeli Firmiano da Silva, administrador de empresas e sócio-fundador da Probo Contabilidade

A Probo Contabilidade é um escritório especializado nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de legalização. Tem sua trajetória de mais de trinta anos de atuação construída por meio de um trabalho focado na excelência dos serviços prestados a seus clientes.