Especialista conta que passou grande parte de sua carreira identificando comportamentos manipuladores. Saiba o que deve ser observado
Alguns indivíduos manipulam os outros de forma intencional. “Eles procuram diminuir a auto-estima de outro indivíduo e causar danos. Eles podem dizer e fazer coisas gentis quando as pessoas ‘certas’ estão assistindo, mas, em última análise, buscam seu próprio sucesso e gratificação”, diz Don Weber, especialista em comunicação empresarial em um artigo do Entrepreneur.
Ele conta que aprendeu a identificar estes comportamentos quando trabalhava para agências governamentais. Weber destaca em seu texto alguns aspectos da linguagem corporal que devem ser observados para saber quando você está sendo manipulado por alguém:
1. Pés batendo
Bater os pés, muitas vezes, é um sinal de aborrecimento ou impaciência. “Um manipulador pode bater os pés ou começar a mexer em uma caneta para transmitir deliberadamente essas emoções e fazer com que sua vítima se sinta culpada”, diz Weber. Outra possibilidade é que bater os pés também pode fazer com que a pessoa apresse sua decisão — e isso pode ser do interesse de um manipulador.
2. Coçar o queixo
Quando um manipulador coça o queixo, diz Weber, ele está tentando mostrar incerteza ou baixa confiança. A tática pode ser usada para forçar as pessoas a ceder e dizer: “Está tudo bem. Eu posso simplesmente fazer isso”. “Se você tem certeza de que uma pessoa é capaz de fazer o que está pedindo de você e ela está coçando o queixo, é provável que ela esteja tentando manipulá-lo para fazer isso por ela.”
3. Esfregar as mãos e o pescoço
Weber diz que este é um sinal de conspiração egoísta, como mostrado em vilões de filmes da Disney. “Embora os manipuladores da vida real possam não ter uma risada maligna, esfregar as mãos pode ser uma maneira de comunicar domínio, aborrecimento ou pressa”, afirma, ressaltando que muitas pessoas que se sentem estressadas também esfregam o pescoço.
4. Contato visual
“Acredita-se que, se alguém está olhando diretamente nos olhos, está dizendo a verdade. No entanto, os manipuladores conseguem manter contato visual por um longo tempo”, diz Weber. Ele explica que um mentiroso observa atentamente sua vítima e olha continuamente em seus olhos para determinar se ela está caindo em seu estratagema. Outro segredo importante sobre os olhos de um manipulador é a maneira de piscar. “Se uma pessoa começa a piscar com mais frequência, isso pode indicar aumento da adrenalina, estresse ou medo.”
5. Mudar de posição
Se você sentir que alguém está tentando controlá-lo, comece a prestar atenção na frequência com que essa pessoa muda de posição. “Essa pode ser a maneira de um manipulador fazer você acreditar que ele está sentindo desconforto. Nossas mentes são treinadas de forma inata para reconhecer quando uma pessoa está desconfortável e fornecer consolo”, afirma.
Fonte: Portal Pequenas Empresas & Grande Negócios