Menu fechado

Mercado de trabalho: o que fazer para atender às novas demandas e exigências desse novo cenário dinâmico e globalizado?

Quem está preparado para conseguir uma oportunidade de trabalho nesse novo cenário dinâmico e globalizado? E o que fazer para se manter no emprego diante de tantos fatores negativos como crise econômica, recessão, fechamento de postos de trabalhos, queda da contratação via CLT, entre outros temas desfavoráveis? Ter em mente que as novas tendências vieram para ficar é o primeiro passo para encontrar soluções inovadoras para a carreira profissional.

O empreendedorismo tem sido uma alternativa viável para muitos brasileiros que não conseguem se recolocar no mercado de trabalho ou mesmo para aqueles que buscam uma primeira oportunidade de renda. A falta de vagas no mercado formal, devido a crise econômica, ampliou a inserção por conta própria. Dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no dia 30 de agosto mostram que o número de trabalhadores por conta própria chegaram a 24,2 milhões (a maior parte não possui CNPJ).

Para quem busca uma oportunidade no mercado formal, a lista de exigências é extensa. Mesmo com todas as transformações, muitas empresas ainda pedem experiência profissional. Esse tópico mantém sua importância mas não é suficiente para abrir portas e nem para garantir estabilidade no emprego. É fundamental ter conhecimento na área mas também é necessário ter qualidade e comprometimento no processo de trabalho. Ter uma visão ampla, percebendo a importância das atividades que envolvem profissionais de outros setores e a consequência dessas ações dentro da organização geral da empresa.

O novo cenário exige não apenas conhecimento técnico mas também uma forte competência emocional. A capacitação profissional e o aperfeiçoamento técnico são primordiais mas precisam estar alinhados a um comportamento exemplar perante aos demais integrantes da equipe. Saber controlar as emoções – especialmente num momento de turbulência – e agir com respeito, educação e gentileza com o colegas de trabalho são condições observadas por todos os gestores. Autoconhecimento e capacidade de lidar com o outro são grandes diferencias nesse novo e dinâmico mercado de trabalho.

As transformações tecnológicas modificaram drasticamente o mundo profissional. Quem busca uma oportunidade de trabalho precisa desenvolver a capacidade de pensar digitalmente. Relatório publicado recentemente pelo Fórum Econômico Mundial relata os efeitos da chamada “Quarta Revolução Industrial”: até 2020, essas tecnologias vão eliminar 5,1 milhões de vagas em 15 países e regiões que respondem por dois terços da força mundial de trabalho, incluindo o Brasil. Para não ficar pra trás, é fundamental conhecer e saber lidar com a tecnologia no dia a dia. Questionamentos, dúvidas e inseguranças são naturais nesse momento de transição e muitas mudanças. O importante é trabalhar a sua mente para ser mais criativo, inovador e flexível para absorver essas transformações.

Jozeli Firmiano da Silva, administrador de empresas e sócio-fundador da Probo Contabilidade