Menu fechado

Mindfulness: como controlar o estresse e a ansiedade no ambiente de trabalho em tempos de pandemia

A Organização Mundial da Saúde constatou que a crise do coronavírus está gerando estresse na população. É muito difícil ficar imune a essa onda de tensão causada pela pandemia. No mundo corporativo, o nível de estresse e ansiedade é ainda maior diante de tantas mudanças trazidas pela quarentena.

Levantamento realizado pelo Sebrae mostra que pelo menos 600 mil pequenas e microempresas fecharam as portas e 9 milhões de funcionários foram demitidos em decorrência dos efeitos econômicos da pandemia do coronavírus.

Nesse cenário de incertezas, empreendedores, gestores e colaboradores de empresas dos mais diferentes segmentos enfrentam o desafio de manter a harmonia no ambiente de trabalho e, assim, realizar as tarefas diárias necessárias para garantir a sobrevivência dos negócios e o emprego de todos.

Sem uma previsão de quando a vida voltará ao normal e diante de tantas tarefas e orientações a seguir, o melhor a fazer é cuidar da saúde. Para aliviar a angústia gerada pela pandemia e evitar que o medo leve a um estado de incapacidade de lidar com a atual situação, empresas têm adotado a prática de mindfulness.

“Atenção plena” é a tradução mais apropriada para o termo mindfulness. A prática permite aprender e perceber pensamentos, sensações corporais e emoções no momento que ocorrem. É um estado mental de atenção plena no momento presente que ajuda o indivíduo a sair do modo reativo e elevar a consciência.

A técnica tem ajudado empreendedores e gestores a gerenciar melhor suas equipes durante a crise e tem levado mais segurança psicológica e resiliência aos colaboradores. Estudos demonstram que a prática de atenção plena contribui para reduzir o estresse e progredir em cenários desafiadores.

Ao promover mudanças nas áreas do cérebro associadas a emoções, a prática de mindfulness abre caminhos para novas perspectivas. Altera sensações negativas como frustração e insatisfação em sentimentos positivos como a felicidade e permite, desta forma, respostas aos problemas, no lugar de apenas reagir.

Há diversas maneiras de aplicar as técnicas do mindfulness e elas podem ser feitas em qualquer momento do dia. A ideia é reservar alguns minutos a fim de parar e se concentrar na respiração, observando se você está respirando profundamente ou em suspiros rasos e rápidos. O objetivo é não forçar a mudança de ritmo, mas sim concentrar-se nele para redefinir automaticamente a respiração e diminuir a tensão.

Helio Pedro da Silva, economista e sócio-fundador da Probo Contabilidade

A Probo Contabilidade é um escritório especializado nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de legalização. Tem sua trajetória de mais de trinta anos de atuação construída por meio de um trabalho focado na excelência dos serviços prestados a seus clientes.