Menu fechado

O mundo depois do coronavírus

Com o título acima, o historiador e escritor israelense Yuval Noah Harari escreveu um artigo para o jornal americano The Financial Times sobre a crise global causada pelo coronavírus. No texto, um dos pensadores mais importantes da atualidade e autor do best-seller internacional Sapiens: Uma breve história da humanidade, destaca: “Essa tempestade passará. Porém as decisões que tomarmos hoje mudarão nossa vida nos anos vindouros” (leia aqui o texto).

Trazendo a análise para o nosso país e para a área econômica, vale destacar as ideias da empresária Luiza Helena Trajano, responsável pelo comando de uma das maiores redes de varejo do Brasil, o Magazine Luiza: “Temos que ficar calmos e pensar nas ações que estamos fazendo agora. Vamos voltar ao normal mas tudo será diferente. Nós não seremos os mesmos depois dessa crise, as empresas não serão as mesmas, nosso sistema não será o mesmo”.

Mesmo diante das incertezas trazidas pelo coronavírus, a empresária mantém o otimismo e pontua lições que poderão ser implementadas no futuro a partir da vivência desta pandemia. “Hoje temos custos fixos com a manutenção de escritórios grandes que estão parados nesse período de isolamento social, gerando apenas gastos. Esse tipo de estrutura já não será viável depois desta crise. Teremos sistemas de informações ainda mais eficientes para realizar reuniões e palestras com pessoas de diferentes partes do mundo com operações e investimentos muito mais enxutos”.

Luiza Trajano destaca ainda a importância da internet na vida das empresas, especialmente nesse momento de crise. “Quando iniciamos o novo ciclo do Magazine Luiza em 1991 ao criar a loja eletrônica, tínhamos como missão levar a digitalização para aquelas pessoas que não tinham acesso à nossa loja física. Era algo muito novo. E essa novidade levou 10 anos para ganhar corpo. Agora, com a quarentena e o fechamento das nossas mais de 1.100 lojas, a venda digital entrou com força total do dia para noite. Em cinco dias, todo mundo se digitalizou. O novo que ninguém nunca havia imaginado chegou e hoje é a internet que tem nos ajudado a manter o emprego dos mais de 40 mil funcionários do Magazine Luiza”.

A atuação da empresária no comando do Magazine Luiza e suas ações voltadas ao mundo digital e à lojas virtuais já foram analisadas por pesquisadores da Harvard Business School, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para entender como a empresa se transformou na rede de varejo de eletrodomésticos que mais cresce no Brasil.

Diante da instabilidade do cenário atual, onde não há possibilidade de prever como ficará a contração do PIB (Produto Interno Bruto), o que acontecerá com a inflação, quais rumos a economia tomará nos diferentes países do mundo após o confinamento, o melhor a fazer é cuidar da saúde, ter cautela e se preparar para o mundo que vai emergir depois do coronavírus.

Para manter a segurança de todos os nossos colaboradores, a Probo Contabilidade colocou toda sua equipe para trabalhar de casa. A rotina de atendimento presencial mudou mas temos mantido, e até mesmo ampliado, a comunicação com nossos clientes e parceiros por meio digital e telefônico.

Muitas medidas estão sendo tomadas pelo Governo para dar suporte ao setor produtivo. Nossa missão nesse momento é fazer chegar aos nossos clientes essas informações e programas, alguns criados especialmente para as pequenas empresas, para que todos possam buscar alternativas, implementar ações que diminuam os impactos da crise em seus empreendimentos e tomar as decisões que vão impactar o futuro não só de seu negócio mas também da economia de todo o país.

Helio Pedro da Silva, economista e sócio-fundador da Probo Contabilidade

A Probo Contabilidade é um escritório especializado nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de legalização. Tem sua trajetória de mais de trinta anos de atuação construída por meio de um trabalho focado na excelência dos serviços prestados a seus clientes.