O bilionário foi questionado sobre como se sente em relação ao perfeccionismo nos empreendimentos e na vida. Veja a resposta
A perfeição é uma meta inatingível, e o investidor Warren Buffett sabe bem disso. Durante a reunião anual da Berkshire Hathaway em 2021, o bilionário foi questionado sobre como se sente em relação à busca da perfeição nos negócios e na vida. A resposta foi que essa jornada só levará ao desapontamento.
“Há algo em cada negócio que, se você soubesse, não gostaria. Se você espera perfeição em seu cônjuge, em seus amigos ou em empresas, não a encontrará”, disse o investidor. Para Marcel Schwantes, coach de liderança e colunista do Inc, a declaração carrega uma mensagem importante a quem lida com negócios. Ele cita três motivos para que empreendedores parem de perseguir a perfeição. Veja a seguir:
1. Leva a frustração e estagnação
Existe uma grande pressão para criar negócios impecáveis que se destaquem da concorrência. No entanto, a busca pela perfeição é infinita, levando os empreendedores a um caminho de frustração e estagnação. “A visão de Buffett nos encoraja a adotar uma mentalidade de crescimento, entendendo que os negócios estão em constante evolução e exigem adaptabilidade para ser bem-sucedidos”, diz Schwantes. As imperfeições são inerentes à nossa jornada, e reconhecer isso é a maneira de seguir em frente com resiliência, “abordando as fraquezas e potencializando os pontos fortes ao longo do caminho”.
2. Atrapalha a inovação e o crescimento
A busca pela perfeição também é um obstáculo para a inovação, já que os empreendedores relutarão em correr riscos e explorar abordagens não convencionais. “Muitas vezes, a inovação surge da aceitação de imperfeições, do reconhecimento de necessidades não atendidas e da descoberta de soluções criativas”, diz o colunista.
3. Evita que você falhe
É mais fácil aceitar o fracasso como uma experiência de aprendizado e se recuperar dos contratempos quando você não está obcecado em ser perfeito, afirma Schwantes. Com isso, líderes e empreendedores podem construir equipes e organizações resilientes, em um ambiente que promove o crescimento e valoriza a aprendizagem contínua.
Fonte: Portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios