Menu fechado

Pequenas empresas: conhecer as tendências de mercado pode alavancar os negócios em 2024

O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou no dia 19 deste mês a lista das 20 maiores economias do mundo em 2023. O Brasil aparece em nono lugar, com um Produto Interno Bruto (PIB) estimado em US$ 2,13 trilhões em 2023, ultrapassando o Canadá, com PIB previsto de US$ 2,12 trilhões.

Nas primeiras colocações aparecem os Estados Unidos, a China e a Alemanha. Para 2024, a perspectiva é de recuperação para a economia global, após a forte crise provocada pela pandemia. Outra boa notícia é a projeção de queda constante para a inflação global: de 8,7%, em 2022, para 6,9%, em 2023, e 5,8% em, 2024, segundo o FMI.

A Probo Contabilidade destaca o resultado desse relatório emitido pelo órgão internacional e chama a atenção dos empreendedores para as oportunidades que devem surgir em 2024. Diante de um cenário mais animador, é fundamental ficar atento às tendências de mercado e ao comportamento do consumidor para poder alavancar bons negócios no próximo ano.

Tendências para 2024

Inovação tecnológica e sustentabilidade são dois temas que já impactam a vida dos empreendedores. Em 2024, esses aspectos estarão ainda mais presentes, ajudando os empresários a entender o comportamento de consumidores cada vez mais conectados ao mercado global.

Os especialistas destacam grandes desafios e oportunidades únicas para 2024. E a palavra chave, especialmente para os pequenos empreendedores, é adaptabilidade. O próximo ano deve ser pautado por rápidas mudanças econômicas, sociais, tecnológicas e ambientais.

Fator humano e novas tecnologias

Inteligências Artificiais e Internet das Coisas são destaques no mundo dos negócios. Essas tecnologias continuarão otimizando operações e abrindo novas possibilidades para os empreendedores em 2024.

Para o próximo ano, o fator mais relevante será a promoção de uma colaboração eficaz entre humanos e tecnologia. A iniciativa é fundamental para gerar inovação e valor nas empresas.

O pequeno empreendedor também será avaliado por sua responsabilidade social. Consumidores cada vez mais atentos querem saber se os produtos e serviços oferecidos partem de empresas preocupadas em promover um impacto social positivo nas comunidades em que atuam.

Comportamento dos consumidores

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) chama a atenção dos empreendedores para o cenário ainda mais dinâmico dos negócios em 2024.

A instituição ressalta que compreender as tendências de mercado que influenciarão o comportamento do consumidor no próximo ano é mais do que uma vantagem competitiva – é uma necessidade para a sobrevivência dos pequenos negócios.

Para dar apoio aos pequenos e microempresários, o Sebrae preparou um ebook completo com as tendências que impactarão os negócios em 2024. O material apresenta também estratégias para que o empreendedor possa se adaptar aos novos tempos, vender mais e alavancar seu negócio. Clique aqui para acessar o conteúdo.

Helio Pedro da Silva, economista e sócio-fundador da Probo Contabilidade

A Probo Contabilidade é um escritório especializado nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de legalização. Tem sua trajetória de mais de trinta anos de atuação construída por meio de um trabalho focado na excelência dos serviços prestados a seus clientes.