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Perfeccionismo: qualidade ou defeito no ambiente de trabalho?

Perfeccionismo já foi uma qualidade inquestionável no passado, especialmente no mundo corporativo. Atualmente, essa característica pode gerar estresse e ansiedade no ambiente de trabalho, sem resultar em vantagem no desempenho de atividades que são realizadas por pessoas “não perfeccionistas”.

A Probo Contabilidade destaca o tema que tem sido objeto de estudos há anos. E, de acordo com pesquisas realizadas em diferentes partes do mundo, o perfeccionismo não é algo construtivo para o trabalho e nem para outras esferas da vida.

O britânico Thomas Curran, professor de psicologia da London School of Economics, destaca que a obsessão pelo perfeccionismo impacta a saúde mental das pessoas e que, por esse motivo, devemos aceitar melhor nossos fracassos.

Curran tem chamado a atenção para o tema com seu livro “A armadilha da perfeição: o poder de ser bom o suficiente em um mundo que sempre quer mais” (Ed. Fontanar).

Na publicação, o britânico afirma que “estamos nos afogando em nosso descontentamento, submersos nas profundezas de não sermos o suficiente, buscando a perfeição porque todos os outros parecem perfeitos sem esforço”.

Impactos negativos no trabalho

De acordo com os estudiosos sobre o tema, o perfeccionista tem dificuldade em delegar tarefas e aceitar sugestões porque acredita que ninguém faz melhor do que ele. O profissional com esse perfil investe tempo e energia desproporcionais para entregas simples e acaba não enxergando novas soluções.

Buscando a perfeição o tempo todo, o perfeccionista vive inseguro, comparando suas ações com as dos colegas, que na visão dele, estão sempre melhores. Ao mesmo tempo, aquele que tem mania de perfeição não costuma valorizar o trabalho dos outros. Essa atitude resulta em dificuldades de relacionamento na equipe.

Ponto de equilíbrio

O perfeccionismo traz sentimentos de culpa, ansiedade e frustração constantes. Prejudica o cotidiano das pessoas que têm mania de perfeição e também daquelas que estão ao seu redor. Cria um ambiente prejudicial para a equipe que acaba resultando em pouca produtividade.

Por esse motivo, os especialistas alertam para a importância de encontrar o ponto de equilíbrio. É fato que as empresas valorizam a excelência. Mas há um limite que pode ser percebido e trabalhado para que a saúde mental das pessoas sejam preservadas e o ambiente de trabalho seja saudável e produtivo para todos.

Helio Pedro da Silva, economista e sócio-fundador da Probo Contabilidade

A Probo Contabilidade é um escritório especializado nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de legalização. Tem sua trajetória de mais de trinta anos de atuação construída por meio de um trabalho focado na excelência dos serviços prestados a seus clientes.