Menu fechado

Imposto de Renda 2024: contribuintes devem estar atentos para evitar a malha fina

A Probo Contabilidade chama a atenção dos contribuintes para um tema relevante na declaração do Imposto de Renda: a malha fina. É preciso estar atento para evitar atraso no recebimento da restituição e não correr o risco de receber uma multa da Receita Federal.

Até o dia 31 de maio, prazo final para a entrega da declaração, a Probo Contabilidade abordará temas relacionados ao Imposto de Renda 2024. O destaque de hoje é a malha fiscal, também conhecida como malha fina.

Declaração na última hora

A Probo Contabilidade destaca a importância de evitar deixar para entregar a declaração na última hora. Ter tempo hábil para revisar todas as informações é fator importante para não cair na malha fina. É necessário também dar atenção especial à continuidade das informações passadas no ano anterior.

Dados incorretos ou diferentes daqueles fornecidos por outras entidades – como empresas, instituições financeiras, planos de saúde, entre outras – que também precisam prestar informações ao Fisco, podem levar a declaração para a malha fina.

Descubra se você caiu na malha fina

Quando a Receita Federal encontra inconsistência de dados, a declaração é separada para uma análise mais detalhada. O Fisco verifica todas as pendências e eventuais erros. Confirmada a falha na declaração, o contribuinte poderá ter problemas na restituição e correrá o risco de receber multas.

Para saber se sua declaração está na malha fiscal, basta acessar a plataforma online do e-CAC e fazer o login. Selecionar a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”, e na aba “Processamento”, escolher o item “Pendências de Malha”. Aqui você descobre se sua declaração caiu na malha fina e pode verificar qual o motivo pelo qual ela foi retida.

Dicas para evitar a malha fina

Rendimentos de dependentes – há dois pontos importantes que podem levar à malha fina. O primeiro é quando o contribuinte esquece de colocar os rendimentos de seu dependente na declaração. O outro é quando a mesma pessoa é declarada como dependente em mais de uma declaração.

Carnê-leão – é preciso estar atento ao carnê-leão (imposto sobre a renda mensal de pessoa física residente no Brasil recebida de outra pessoa física ou do exterior). O erro acontece quando o contribuinte esquece de acrescentar as informações do carnê-leão na declaração. É necessário importar as informações do documento para a declaração do Imposto de Renda 2024.

Declaração pré-preenchida – os dados desse tipo de declaração são preenchidos com base no que é informado na Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf). O contribuinte tem a responsabilidade de confirmar, alterar, incluir ou excluir dados, se necessário.

Atenção ao PGBL e VGBL – as siglas representam os dois tipos de previdência privada aberta que existem no mercado. O PGBL permite deduzir até 12% do Imposto de Renda e deve ser declarado em “Pagamentos Efetuados”. Já o VGBL, que não é dedutível do Imposto de Renda, precisa ser informado na ficha “Bens e Direitos”;

Pensão alimentícia – é preciso estar atento ao declarar a pensão alimentícia. No ano passado, houve uma alteração dos rendimentos do benefício. As informações foram para a “Ficha de Rendimentos Isentos e Não tributáveis”.

Jozeli Firmiano da Silva, administrador de empresas e sócio-fundador da Probo Contabilidade

A Probo Contabilidade é um escritório especializado nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de legalização. Tem sua trajetória de mais de trinta anos de atuação construída por meio de um trabalho focado na excelência dos serviços prestados a seus clientes.