Menu fechado

MEI e pequena empresa: planejamento estratégico faz toda a diferença para o empreendedor

Empresas bem-sucedidas no mercado têm entre suas principais ações um bom planejamento estratégico. A iniciativa é um documento que guia o empreendedor, indica o que fazer e como fazer, no momento certo, mesmo em períodos de crise.

Uma prática comum nas grandes empresas, o planejamento estratégico é muitas vezes deixado de lado no cotidiano da microempresa. O pequeno empreendedor é sobrecarregado por temas urgentes e conta com um número menor de pessoas para atender as demandas diárias do negócio.

Mesmo diante desses desafios, é fundamental elaborar um planejamento estratégico. Independentemente do tamanho, toda empresa deve analisar o presente, refletir o passado e pensar o futuro para definir metas, criar estratégias e elaborar planos de ações.

A Probo Contabilidade ressalta a importância da iniciativa para Microempreendedores Individuais (MEIs) e pequenas empresas. O planejamento estratégico ajuda o empreendedor a estruturar o pequeno negócio para que ele possa crescer de forma organizada.

Melhores resultados e novas oportunidades

O planejamento estratégico não é uma demanda a mais para o pequeno empreendedor. Pelo contrário, ele coloca o empresário na direção certa de suas metas. Com objetivos bem alinhados, é possível otimizar esforços e recursos e focar em ações que podem trazer melhores resultados e novas oportunidades.

É por meio deste planejamento que o empresário conhece seus clientes e suas especificidades, analisa seus concorrentes de forma mais estruturada e entende melhor o seu mercado de atuação. É possível prever ameaças que podem comprometer o funcionamento do negócio e perceber novas tendências.

Pequenas empresas e o planejamento estratégico

Mesmo que você trabalhe sozinho ou com uma equipe reduzida, ter um planejamento estratégico faz toda a diferença. Para conhecer as ferramentas de planejamento e saber utilizar de maneira correta, o pequeno empreendedor pode procurar instituições como o Sebrae, que oferecem cursos gratuitos e online sobre o tema.

O primeiro passo é ouvir as pessoas. Clientes, fornecedores, amigos e parentes podem ajudar com opiniões sobre o produto ou serviço que você oferece. É fundamental fazer também um levantamento sobre o seu setor de negócios. Além de conversar com pessoas de confiança, é possível pesquisar sobre o tema em revistas, jornais e internet.

O segundo passo é analisar o seu ponto de venda. Um estabelecimento com loja física ou online precisa ter uma boa apresentação e distribuição dos produtos e serviços. Conhecer o local de vendas do seu concorrente pode ajudar com novas ideias e aprimorar os seus serviços.

Identifique os seus pontos negativos e reconheça os positivos. Esses aspectos determinarão o seu diferencial competitivo. Com informações detalhadas e atualizadas sobre o seu negócio, você pode determinar a sua missão. É ela que vai informar ao seu público o propósito da sua empresa.

Direção, motivação e objetivos

A Probo Contabilidade chama a atenção novamente para a importância de pensar o futuro. Definir onde se quer chegar é essencial. Desta forma, é necessário estabelecer uma direção, uma motivação e objetivos.

Para que o pequeno empreendedor consiga conciliar a sua rotina com a implantação do planejamento estratégico, é necessário elaborar uma agenda de ações. Detalhar metas e prazos e, com disciplina, executar esse plano.

O passo seguinte é elaborar indicadores para medir os resultados dessas ações. É por meio desse levantamento mensal que o empreendedor saberá se está no caminho certo ou se algo deve ser revisado.


Helio Pedro da Silva, economista e sócio-fundador da Probo Contabilidade

A Probo Contabilidade é um escritório especializado nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de legalização. Tem sua trajetória de mais de trinta anos de atuação construída por meio de um trabalho focado na excelência dos serviços prestados a seus clientes.